(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de casa onde avião caiu escaparam por pouco

Donos da casa onde bimotor caiu, suboficial da Aeronáutica da reserva e a mulher estavam no fundo do quintal no momento do acidente. Moradora do imóvel vizinho se feriu no ombro


postado em 08/06/2015 06:00 / atualizado em 08/06/2015 11:15

Multidão se aglomerou Rua Sebastião, no Bairro Minaslândia, Região Norte de BH: local onde avião bimotor caiu fica a cerca de 800 metros do Aeroporto da Pampulha(foto: Rodrigo Clemente/EM/DA Press)
Multidão se aglomerou Rua Sebastião, no Bairro Minaslândia, Região Norte de BH: local onde avião bimotor caiu fica a cerca de 800 metros do Aeroporto da Pampulha (foto: Rodrigo Clemente/EM/DA Press)

“Não adianta a gente querer fugir do destino”, definiu, com um sorriso amarelo, o suboficial da aeronáutica na reserva José Maforte Knupp, de 73 anos. Ele se aposentou na carreira com o objetivo de descansar em uma casa tranquila, com horta e galinhas ciscando no terreiro. Escolheu como pouso o Minaslândia, bairro a menos de 10 quilômetros do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, de onde se ouve o barulho das turbinas das aeronaves subindo e descendo, de tempos em tempos. Ele e a esposa, a enfermeira Maria Geralda Estanislau, de 55, haviam terminado o almoço de domingo, por volta das 13h, quando decidiram ir juntos mexer no quintal da casa, situada na Rua São Sebastião, número 150.

Ver galeria . 7 Fotos A produtora Cássia Sodré, moradora de uma cobertura no Bairro Palmares, flagrou a queda do avião na tarde de ontem. Cássia fotografava a paisagem quando percebeu o o King Air C90 em uma posição inusitada e fez vários cliques (Cássia Sodré)Cássia Sodré
A produtora Cássia Sodré, moradora de uma cobertura no Bairro Palmares, flagrou a queda do avião na tarde de ontem. Cássia fotografava a paisagem quando percebeu o o King Air C90 em uma posição inusitada e fez vários cliques (Cássia Sodré) (foto: Cássia Sodré )


José Knupp e Maria Geralda vivem na casa atingida pelo bimotor ontem à tarde:
José Knupp e Maria Geralda vivem na casa atingida pelo bimotor ontem à tarde: "Deus que me falou: 'Vai cuidar das galinhas'", afirmou ela (foto: Sandra Kiefer/EM/DA Press)
“Nos estávamos no fundo do quintal eu e minha esposa, quando vi um avião descendo em parafuso na minha direção. De repente, ele virou e caiu na rampa da entrada, a uns 30 metros de nós. Aí veio a explosão, com aquele clarão”, relataram José Knupp e Maria Geralda, ainda meio atordoados. “Foi Deus que me falou: ‘Vai lá cuidar das galinhas’. Não era a nossa hora”, contou a enfermeira. Embora tenha caído de bico, explodindo na hora por ter acabado de decolar, com o tanque cheio de gasolina, a aeronave praticamente aterrissou na garagem, sem danificar a estrutura da residência. Os vidros estilhaçaram e os canos de água derreteram, em função do calor intenso.

A queda pode ter sido amortecida pelo fato de a asa do bimotor ter antes batido na parede do imóvel do lado, que agrupa uma igreja evangélica, na frente, um quarto alugado nos fundos e ainda a casa de Oneide Damásio Serafim, de 56 anos, que fabrica pães e salgados para vender. Ela estava justamente na cozinha quando o avião derrubou a parede deste cômodo, danificando o fogão. Segundo o vistoriador da Defesa Civil de Belo Horizonte, os imóveis estão sob interdição preventiva, por causa da fuligem e de o risco de a estrutura ter sido abalada com a explosão.

Quem viu a cena foi o estudante Lucas Henrique da Rocha Lopes, de 16 anos. Ele conta que estava jogando futebol, posicionado nas traves do gol, de frente para o acidente. Com o alerta do colega de time, correu para tentar ajudar. Lucas estourou o portão e entrou no imóvel, apesar do incêndio. “Uma senhora saiu andando no meio da poeira, com a roupa manchada de sangue”, disse. Consciente, Oneide foi levada ao Hospital de Pronto-socorro João XXIII, mas tinha apenas um ferimento na altura dos ombros. Recebeu alta às 21h30.

IRMÃO LAMENTA MORTE Nas redes sociais, amigos e parentes postaram fotos e lamentaram as mortes. Os nomes foram confirmados por volta das 20h. Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave era pilotada por Emerson Thomazine, de 43 anos, de São Paulo. O copiloto era Carlos Eduardo Abreu, de Piumhi, no Centro-Oeste do estado. Gustavo de Toledo Guimarães, de 38, da Polícia Civil, trabalhava no hangar da corporação e viajava de carona.

“Com profundo pesar comunico o falecimento do meu querido e amado irmão Gustavo Toledo em acidente aéreo ocorrido agora à tarde. Ele se foi fazendo o que mais amava, voando, e que Deus o receba agora em seus braços. Aos amigos peço que orem por nossa família neste momento de dor”, lamentou em uma rede social o músico Eduardo Toledo, irmão de Gustavo. Parentes que estiveram no local se negaram a dar depoimentos.

Veja o depoimento dos moradores da casa atingida pelo avião



Ver galeria . 32 Fotos Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
(foto: Rodrigo Clemente/EM/D.A Press )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)