(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

MP pede que Ituiutaba tome medidas para combater a dengue em 2015

Conforme o órgão, os índices de infestação na cidade em 2014 chegou a 10,9%, o que significa que a cada 100 imóveis pesquisados, pouco menos de 11 apresentaram focos da doença


postado em 06/02/2015 16:53

Os problemas enfrentados por Ituiutaba, Região do Triângulo Mineiro, no combate a dengue em 2014 levaram o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitir uma recomendação para que a situação não se repita. Conforme o órgão, os índices de infestação na cidade chegou a 10,9%, o que significa que a cada 100 imóveis pesquisados, pouco menos de 11 apresentaram focos da doença. A Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta sexta-feira, que já está contratando agentes para atuar no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a febre chikungunya.

Um inquérito aberto pelo MP, presidido pelo promotor de Justiça Daniel dos Santos Rodrigues, identificou uma série de irregularidades na cidade. Ao verificar os relatórios da Gerência Regional de Saúde (GRS), o órgão constatou que o município não cumpria determinações do Programa nacional de combate à dengue (PNCD), do Ministério da Saúde.

Entre as pendências estava o déficit de 41 servidores, efetivo necessário no controle e combate da dengue no município com dois supervisores de turma, 27 agentes de combate de endemias, dez agentes de controle e bloqueio de transmissão e dois agentes de atendimento a denúncias. Além disso, o MP verificou que em 2014 o município realizou deixou de realizar metade das visitas programadas aos pontos estratégicos , cujo índice deve ser de 100%.

Por causa disso, o promotor Daniel Rodrigues recomendou a implantação de uma vigilância epidemiológica, combate ao vetor, assistência aos pacientes, integração com atenção básica (Programa agentes comunitários de saúde e Estratégia de saúde da família), ações de saneamento ambiental, ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, capacitação de recursos humanos, legislação, sustentação político-social.

O subsecretário de saúde do município, Pedro Vieira, informou que a prefeitura foi notificada na última semana pelo MP e que já começou a traçar as ações para 2015. “Estamos contratando homens por recurso próprio, pois a licitação demoraria muito. Vamos fazer o enfrentamento com todas as ações necessárias. Já nos reunimos com a regional de saúde em Uberlândia para juntos fazermos um planejamento para realizar as ações e o trabalho preventivo”, afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)