(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cambuquira decreta epidemia de dengue e monta força-tarefa para combater mosquito

Município do Sul de Minas tem 345 notificações de casos suspeitos da doença e 80 confirmados. Secretaria de Municipal de Saúde fala em aumento progressivo


postado em 21/01/2015 15:55 / atualizado em 21/01/2015 15:58

A cidade de Cambuquira, no Sul de Minas, vive uma epidemia de dengue neste começo de ano. O município já tem 80 confirmações e 345 notificações de casos suspeitos da doença. Uma força-tarefa foi montada e trabalha desde o começo da semana em duas frentes, quando dez agentes estaduais chegaram à cidade para atuar em conjunto com os 16 agentes municipais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a situação é grave e os números crescem a cada dia. O governo do estado já aprovou e o município aguarda a chegada de novos medicamentos para o tratamento dos doentes.

Segundo Regina de Fátima Lópes, coordenadora da vigilância em saúde, o aumento é progressivo, mas até agora nenhum caso mais grave da doença foi registrado. “Sabemos que em uma epidemia, esses casos podem aparecer. Temos idosos e crianças em tratamento, que são os mais vulneráveis. Estamos em plena vigilância para que nenhum apareça nenhum registro mais grave”, explica.

O município chegou a sancionar uma lei que multa em até R$ 3 mil os donos de residências onde forem encontrados mais de uma vez criadouros do mosquito. Segundo Regina, a medida tem funcionado e a multa ainda não precisou ser aplicada a nenhum morador. “Nosso trabalho de conscientização vem dando resultado e ainda não temos casos de reincidência”, afirma.

A situação está mais complicada no bairros Regina Coelli, Figueira e Lavras. “São bairros muito populosos. São pontos estratégicos e o trabalho dos agentes tem sido maior nessa região”, explica a coordenadora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)