(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Surto de casos de dengue assusta moradores de Betim; casos cresceram mil por cento

Aumento foi registrado somente na Região Vianópolis, onde moradores cobram atitudes da administração pública para solucionar o problema. Prefeitura informou que estão sendo feitas ações para diminuir os índices da doença e que situação no município é de baixo risco


postado em 05/02/2015 17:55 / atualizado em 05/02/2015 18:24

Um surto de casos de dengue em Betim, na Grande BH, tem deixado os moradores da Região Vianópolis, preocupados neste início de 2015. A população relata que desde a chegada de janeiro, o número de crianças, adultos e idosos que acusaram sintomas da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti cresceu consideravelmente. De acordo com a prefeitura de Betim, somente nos dois primeiros meses do ano foram confirmados 44 casos da doença somente na região, sendo que no mesmo período do ano passado eram apenas quatro confirmações, ou seja, um aumento de 1000%.

Conforme Wanderson Frois, residente na região e infectado três vezes pelo mosquito transmissor da doença, o número de casos de dengue não são registrados corretamente. “Eu fui ao posto de saúde em janeiro e não havia ninguém para controlar esses dados. Isso também prejudica, pois não sabemos ao certo quantas pessoas estão com a doença e isso impede uma atitude mais firme para solucionar o problema”, disse.

Ainda segundo Wanderson, atualmente na Região Vianópolis é comum saber de pessoas que apresentam sintomas como febre, dores de cabeça e atrás dos olhos, náuseas e vômitos. Além disso, a falta de conscientização das pessoas é outro problema a ser solucionado pelo município. De acordo com a prefeitura, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências.

Porém, a população também reclama de falta de ações efetivas da administração para a conscientização dos moradores, além de baixa efetividade de visitas dos agentes de saúde às casas. “Dificilmente eles comparecem ao bairro e com este aumento do número de casos, esperávamos que um carro vaporizador fizesse aquele trabalho preventivo, mas a gente não vê isso, estamos indignados”, diz a moradora Vanessa Miranda.

Conforme o último levantamento realizado em janeiro deste ano, o Índice de Infestação Predial geral do município foi de 0,7%. Mas segundo a prefeitura, esse número aponta “baixo risco”. De janeiro a fevereiro de 2015, foram registrados 237 notificações de dengue em todo o município, mas o número de confirmações não foi divulgado.

Em nota, a prefeitura informou que no mês de março, equipes da secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, irão percorrer escolas do município para orientar e educar as crianças sobre como evitar focos do mosquito Aedes aegypti.

Ações de combate à dengue

Nesta quinta-feira a prefeitura de Betim realizou uma ação para conscientizar os trabalhadores do Centro Administrativo sobre os cuidados para evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes Aegypti.

Conforme o o secretário municipal de saúde, Rasível dos Reis, será feito um trabalho nem outros pontos da cidade para evitar que os números de dengue na cidade aumentem no decorrer do ano. “Nosso principal objetivo é realizar uma ação integrada para prevenir doenças e promover saúde. Começamos a conscientização de dentro para fora da prefeitura para darmos o exemplo à população”, disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)