(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indígenas desocupam linha férrea e trem da Vale volta a funcionar

Representantes da empresa responsável pela linha chegou a um acordo com os manifestantes e as operações foram normalizadas por volta das 18h desta quarta-feira


postado em 10/12/2014 21:51 / atualizado em 10/12/2014 23:12

As operações do trem de carga e viagens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltaram a ser normalizadas na noite desta quarta-feira. De acordo com a Vale do Rio Doce, responsável pela linha, por volta das 18 horas o local foi desocupado por manifestantes da etnia Krenak. As atividades estavam paralisadas desde a última terça-feira, devido a manifestações do povo indígena no trecho da ferrovia em Resplendor, na Região do Rio Doce.

A Vale do Rio Doce informou que a empresa fez o acordo com as lideranças indígenas, apesar da EFVM estar fora da área de abrangência da Terra Krenak. Por meio de nota, a Vale ressaltou a importância em manter uma relação transparente com o povo indígena, mas repudia qualquer manifestação violenta que coloque em risco os funcionários, passageiros, operações, e ratifica que obstruir ferrovia é crime.

Conforme a responsável pela linha, os indígenas reivindicam repasse financeiro de R$ 3 milhões ainda neste ano, saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira e não participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público no processo. Representantes da Vale se reuniram com o grupo na segunda-feira, mas não houve acordo entre as partes.

Ainda segundo a Vale do Rio Doce, os passageiros que já haviam comprado bilhetes e foram prejudicados poderão se dirigir às estações ao longo da ferrovia para remarcar a viagem ou pedir o reembolso no prazo de 30 dias. Para mais informações, os passageiros podem ligar para o Alô Ferrovias (0800 285 7000). A ligação é gratuita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)