(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Indígenas ocupam linha férrea Vitória a Minas e viagens são paralisadas

Grupo protesta desde a tarde de terça-feira no trecho da ferrovia que fica em Resplendor, na Região do Rio Doce. Transportes de carga e passageiros estão suspensos por tempo indeterminado


postado em 10/12/2014 11:42 / atualizado em 10/12/2014 11:45

As operações de carga e viagens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) estão paralisadas por tempo indeterminado. Na tarde de terça-feira, representantes do povo indígena Krenak ocuparam um trecho da estrada na cidade de Resplendor, na Região do Rio Doce.

De acordo com a Vale do Rio Doce, responsável pela linha, os indígenas reivindicam repasse financeiro de R$ 3 milhões ainda neste ano, saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira e não participação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público no processo.

A Vale afirma que representantes da empresa se reuniram com os índigenas na segunda-feira, mas não houve acordo entre as partes. Ontem, um representante da empresa foi encaminhado às terras do grupo, mas foi impedido de sair e teve que acompanhar os moradores à ferrovia, local da ocupação. Nesta quarta-feira a Vale esclareceu que o funcionário já foi liberado.

Ainda segundo a companhia, a estrada de ferro está fora da área de abrangência do terreno dos Krenak. “A empresa ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, mas que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito e ratifica que obstruir ferrovia é crime”, afirma a Vale, por meio de nota.

Viagens


Conforme a Vale do Rio Doce, os passageiros que já haviam comprado bilhetes poderão se dirigir às estações ao longo da ferrovia para remarcar a viagem ou pedir o reembolso no prazo de 30 dias. Para mais informações, os passageiros podem ligar para o Alô Ferrovias (0800 285 7000). A ligação é gratuita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)