(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COMPANHIA ALEGRE E AGITADA

Atraídos pela diversidade de árvores frutíferas, pássaros invadem BH

Periquitos e outras espécies ocupam áreas. Longe de incomodar, eles ganham cada vez mais admiradores


postado em 12/11/2013 06:00 / atualizado em 12/11/2013 07:12

A presença de periquitos, sabiás e muitas outras espécies se intensificou nos últimos anos na capital, principalmente durante a primavera, época de muitos alimentos nas árvores, segundo especialistas(foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )
A presença de periquitos, sabiás e muitas outras espécies se intensificou nos últimos anos na capital, principalmente durante a primavera, época de muitos alimentos nas árvores, segundo especialistas (foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )

 

Revoadas e cantos estridentes na copa das árvores são uma companhia cada mais comum dos moradores de BH. Bandos de periquitos estão invadindo a capital atraídos pelas diversidade de plantas que dão frutos na temporada quente da primavera. Não só pelo som, mas pela beleza do verde, do amarelo-canarinho e do laranja, os periquitos chamam a atenção e encantam quem tem tempo para admirá-los em meio ao corre-corre diário. Em BH, predominam as espécies rei e o ouro.

A algazarra começa logo cedo, quando motoristas enfrentam o horário de pico nas principais ruas e avenidas de BH. “Quando chego de manhã, praticamente não ouço o barulho dos carros porque os periquitos estão alvoroçados”, afirmou o encarregado de jardinagem José do Carmo Andrade, que há quatro anos trabalha na Praça Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia (Centro-Sul). Eles ficam em grupos, pulam de um galho para o outro e preferem palmeiras, fícus e castanheiras, porque têm mais alimentos, segundo José do Carmo. “Quando ligo o aspersor de água, eles vêm tomar banho e depois passam o dia de galho em galho, se alimentando”, conta.

(foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )
(foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )
O encarregado confirma que os periquitos são a espécie mais abundante na área verde, que foi revitalizada há três anos. Desde então, a população de aves aumentou, mas a de periquitos é de impressionar, disse José do Carmo. No local vivem espécies como sabiás, bem-te-vi, rolinha, joão-de-barro, canarinho-chapinha e pomba-trocal, “De vez em quando tem tucano aqui também”, afirmou.

Segundo o professor do Departamento de Biologia da PUC Minas Bruno Garzon, a invasão dos periquitos é um movimento em busca de alimentos, que se intensificou nos últimos anos e está ainda mais forte na primavera. “Com certeza, eles têm encontrado comida no espaço urbano, principalmente porque BH tem espécies bem diversificadas. Na primavera, especialmente, os periquitos encontram ainda mais frutinhas”, informou. Outro fenômeno, de acordo com o professor, é que cada vez mais os pássaros nativos se acostumam com o ambiente urbano. “No início eles estranham, mas com o passar do tempo se adaptam e aprendem a ter menos medo dos ruídos de carros e pessoas”, afirmou.

 

Sobre o som dos periquitos que chega a confundido com o de maritacas, Bruno diz que ele funciona como uma espécie de resposta a uma lista de chamadas. “Eles são do tipo gregários. Andam em bandos e gritam todo o tempo para afirmarem que estão por ali”, diz.


BELEZA

(foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )
(foto: Gladston Rodrigues/EM/D.A.Press )
De olho no espetáculo diário nas árvores estão admiradores. Enquanto esperam a mãe em uma consulta médica, pai e filho aproveitam para apreciar a beleza dos periquitos na Praça Floriano Peixoto. Rodrigo Couto, de 33, e Lucas Couto, de 7, não fizeram cerimônia. Sentados no chão, não desgrudaram os olhos das árvores. “Eles são magníficos e têm uma beleza de impressionar. Chamam a atenção por esse som que se destaca entre o vaivém dos carros”, disse Rodrigo.

Depois de fechar os olhos e ouvir os sons ao seu redor, o pequeno Lucas diz que o barulho dos pássaros é o mais bonito. “Ouvi os carros, uma máquina e os periquitos e gostei mais dos pássaros”, afirmou, sorrindo. A atendente Cristiane Fernanda Neves, que sempre vai à Praça Floriano Peixoto para ler ou apreciar a paisagem, gosta da presença dos pássaros. “Eles criam um ambiente perfeito para o descanso mental. É um som agradável. Bom para relaxar”, afirmou.

O lugar inspira também romantismo, o que levou o casal de namorados Warley Santos, de 20, e Thaís Corrêa, de 19, a aproveitar a tarde para namorar. “Aqui é um lugar bonito, agradável. Melhor ainda com o barulho dos pássaros”, disse o rapaz, enquanto recebia o carinho da namorada deitado na grama.

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)