(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Márcio Lacerda afirma que pedágio e rodízio não serão adotados no governo dele

Prefeito de BH alega que, por enquanto, solução para o trânsito na capital mineira está na extensão do metrô e do BRT


postado em 04/09/2013 15:49 / atualizado em 04/09/2013 16:05

Após a divulgação oficial do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), ontem, no Diário Oficial do Município (DOM), o prefeito Márcio Lacerda anunciou, na manhã desta quarta-feira, que, pelo menos na administração dele, não serão implantadas “medidas extremas”, como o rodízio de veículos e a cobrança do pedágio urbano, previstas no PlanMob.

“Tais medidas podem até virem a ser implantadas na capital, mas não em nossa administração”, reforçou o prefeito, lembrando que ambas se tratam de políticas de mobilidade urbana nacional. Ainda de acordo com Lacerda, por enquanto, a questão é tentar solucionar o problema do trânsito em Belo Horizonte com a extensão do metrô (Savassi-Belvedere) e do BRT (Contagem-Betim), o que levaria a população local a não depender tanto de automóveis, como acontece atualmente.



O PlanMob também prevê a criação de estacionamentos em estações de metrô e a elaboração de estudos sobre o transporte de cargas, vagas rotativas e segurança no trânsito. Apesar do pedágio urbano e o rodízio estarem incorporados à nova legislação, a BHTrans afirma que não pretende implantar as medidas em curto prazo.

Conforme o Decreto 15.317, que institui o PlanMob, o município poderá adotar “a restrição e controle de acesso e circulação, permanente ou temporário, de veículos motorizados em locais e horários predeterminados”. Em outro tópico, o documento autoriza a “aplicação de tributos sobre os modos e serviços de transporte urbano pela utilização da infraestrutura urbana, visando a desestimular o uso de determinados modos e serviços de mobilidade”. A arrecadação, segundo o o texto, seria destinada exclusivamente à infraestrutura para o transporte público e não motorizado, além de financiamento de subsídio à tarifa de transporte coletivo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)