(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Controlados incêndios em 10 unidades de conservação em Minas Gerais

O combate às chamas e o trabalho de rescaldo seguem em alguns parques


postado em 12/09/2012 17:44 / atualizado em 12/09/2012 18:49

Os incêndios que consumiam a vegetação de dez unidades de Conservação do Estado estão controlados, informou o Corpo de Bombeiros na tarde desta quarta-feira. Segundo a corporação, o combate continua nas áreas, porém as chamas não estão se alastrando em grandes proporções. Nessa terça-feira, brigadistas e militares conseguiram impedir que o fogo chegasse em nascentes de rios no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, Região Centro-Oeste do estado.

De acordo com o chefe do parque, Darlan Alcântara de Pádua, equipes do Corpo de Bombeiros de Divinpópolis, brigadistas do Parque do Caparaó e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), de Brasília conseguiram conter a ameaça na nascente dos rios São Francisco e Araguari. Também debelaram as chamas que surgiram próximo à garagem de pedra. Agora, segundo Pádua, há apenas uma linha de fogo.

A área queimada do parque ainda não foi mensurada, porém estima-se que o fogo consumiu em torno de 40 mil hectares.

Na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Três Irmãos, no município de Brumadinho, Região Metropolitana de BH, que é localizada próximo ao Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, 29 combatentes e quatro aeronaves ainda combatem o fogo. De acordo com os bombeiros, as chamas se propagam lentamente, porém estão sob controle.

No Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na Chapada Gaúcha, na Área de Proteção Ambiental (APA) Pandeiros, em Bonito de Minas, e no Parque Grão Mogol, ambos no Norte de Minas, e no Parque Serra do Cabral, em Buenópolis, na Região Central do Estado, o incêndio está sob controle, mas o combate continua.

Já no Parque Estadual Verde Grande, em Matias Cardoso, no Norte de Minas, Rvs Libélulas da Serra de São José, em Tiradentes e no Pico Itatiaia, em Ouro Preto, ambos na Região Central do Estado, e no Parque Biribiri, em Diamantina, no Vale Jequitinhonha, o incêndio foi extinto. Militares fazem apenas o rescaldo na região para não ocorrer outros incêndios.

Tempo seco

Entre meia-noite e 16h30 desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros atendeu 69 ocorrências de incêndio em vegetação em BH e Região Metropolitana. Os chamados foram por causa da propagação de fogo em lotes vagos áreas de vegetação.

Os militares continuaram o combate a um incêndio que já destruiu uma área de 100 hectares de vegetação no entorno do aeroporto de Confins, na Grande BH. Os focos começaram nessa terça-feira. Militares do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros fizeram o combate às chamas e o recaldo da área até esta tarde, porém há pequenos focos isolados. Segundo a corporação, não há risco para o terminal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)