(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Radar multará carretas na avenida Nossa Senhora do Carmo

Equipamento foi instalado próximo à passarela do Morro do Papagaio


postado em 02/08/2012 06:00 / atualizado em 02/08/2012 06:39

Aparelhos foram instalados nas laterais da pista sentido Bairro/Centro(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
Aparelhos foram instalados nas laterais da pista sentido Bairro/Centro (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

Quase dois meses depois que uma carreta em alta velocidade desceu a Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Sion, Região Centro-Sul de BH, e tombou, arrastando carros e matando três pessoas, um novo radar foi instalado pela BHTrans próximo à passarela do Morro do Papagaio, na pista sentido Centro. O equipamento vai flagrar especificamente a circulação proibida de carretas, para garantir o cumprimento da proibição de tráfego de veículos de carga acima de cinco toneladas pela via. A restrição já vigorava antes do último desastre.

Os radares são os mesmos usados para detectar a invasão de veículos na faixa exclusiva de ônibus. Serão os únicos em funcionamento na cidade com essa função, mas ainda não têm data para começar a multar. No último fim de semana, os técnicos instalaram as câmeras de fiscalização eletrônica nos dois lados da pista de descida, posicionados de forma que seja possível observar as placas dianteiras e traseiras. Um friso no asfalto permite que a câmera seja acionada no alto do poste, quando o veículo passa.

A BHTrans não quis dar detalhes do projeto, uma vez que o software do equipamento ainda está em teste. A assessoria da empresa municipal não informou como as carretas serão identificadas e nem se haverá outra equipe de agentes de trânsito para orientar os veículos de carga que conseguirem ultrapassar a “barreira” no trevo do Bairro Belvedere. Sabe-se, porém, que as carretas não serão identificadas pelo peso, já que a BHTrans não tem balanças.

Depois do acidente, o órgão de trânsito ampliou o horário de fiscalização no trevo e os agentes agora ficam todos os dias entre as 7h e as 23h. Também foi instalada uma placa com sinal luminoso que informa a proibição para carretas na pista sentido Savassi, pouco antes do acesso ao Bairro Belvedere.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)