Publicidade

Estado de Minas

Flagrante também nas lojas dos shoppings


postado em 21/03/2012 06:00 / atualizado em 21/03/2012 06:43

Não são apenas os consumidores os alvos dos ladrões. Lojistas de shoppings também sofrem com os furtos. O coordenador do setor de segurança da Leitura do BH Shopping, Marco Aurélio da Silva, conta que só esse ano a loja flagrou quatro clientes furtando mercadorias. Segundo ele, num dos casos levado à polícia, um professor universitário confessou que havia levado 100 livros sem pagar.

"Ele se aproveitou do fato de ser cliente antigo. Como todos já o conheciam, os seguranças não se preocupavam muito com ele. Porém, em certa ocasião o alarme apitou e eu já estava começando a desconfiar. Ele ainda voltou outra vez e levou quatro livros, mas só pagou dois. Na delegacia, ele confessou que sempre fazia isso, pagava quatro e levava dois livros sem pagar, somando cerca de 100 furtos", diz o funcionário.

O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva, afirma que o problema se concentra nas praças de alimentação, mas garantiu que o setor de segurança é o segundo a receber mais investimentos nos shoppings. "Tanto na capacitação de pessoal quanto na tecnologia, que por sinal precisa sempre de atualização. O grande problema é que os bandidos se aproveitam de uma situação muito mais tranquila que na rua", diz.

Segundo o comandante do Policiamento da Capital, coronel Rogério Andrade, o cenário de furtos nos shoppings se divide entre lojas com mercadorias de valor, como joalherias, e locais de aglomeração, como as praças de alimentação. Apesar das ocorrências, ele garante que o número é pequeno em virtude do tamanho da cidade e diz que os shoppings são seguros. "A grande questão é que a vigilância também está relacionada à própria pessoa", afirma o militar.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade