(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas IMPUNIDADE

Federação Espanhola reduz sanção a estádio Vini Jr sofreu ofensas racistas

Punição inicial de cinco partidas com arquibancadas interditadas é diminuída para três jogos e multa passa de 45 mil para 27 mil euros


26/05/2023 13:36 - atualizado 26/05/2023 17:17
1499

Imagem de Vinicius Junior discutindo com o jogador do Valencia, no Mestalla
O clube espanhol argumentou que não teve tempo para analisar o vídeo dos incidentes e adotar medidas preventivas, e baseou seu recurso na anulação da resolução de Concorrência (foto: JOSE JORDAN/AFP)


Nesta sexta-feira (26/5), o Comitê de Apelações da Federação Espanhola de Futebol anunciou a redução da punição imposta ao estádio Mestalla, local onde ocorreram ofensas racistas contra o jogador Vinícius Júnior durante a partida entre Valencia e Real Madrid, realizada no último domingo. 

A sanção, que antes consistia na interdição de parte das arquibancadas por cinco jogos, agora será aplicada por três partidas. A multa, que antes era de 45 mil euros, foi diminuída para 27 mil euros (aproximadamente R$ 140 mil). O Valencia havia pedido a suspensão total da interdição das arquibancadas, mas o Comitê negou a solicitação. 

O clube espanhol argumentou que não teve tempo para analisar o vídeo dos incidentes e adotar medidas preventivas, e baseou seu recurso na anulação da resolução de Concorrência. Mesmo com a diminuição da punição, o Valencia informou que pretende solicitar uma suspensão cautelar da sanção. Segundo o jornal Marca, a diretoria do Valencia acredita que a pena é desproporcional e injusta, e argumenta que os fatos foram manipulados e não ocorreram de fato.

Bichara Neto, membro da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD), que promoveu a décima edição do Jurisports em Brasília nesta semana, criticou a decisão do Comitê, afirmando que ela passa a mensagem de que casos de racismo não devem ser tratados com rigor. A busca da diretoria do Valencia pelo fim da punição tem relação com a difícil situação do clube no Campeonato Espanhol. Atualmente com 40 pontos, o Valencia está apenas dois pontos à frente do Valladolid, que lidera a zona de rebaixamento.
Neste domingo, o time enfrenta o Espanyol, penúltimo colocado, em um jogo crucial para se manter fora da zona de descenso. O Comitê, em sua resolução, afirmou que o Valencia não pode ser isentado de responsabilidade, uma vez que os procedimentos estão previstos no Comitê de Competição. Segundo a entidade, apesar de terem sido adotadas algumas medidas, elas se mostraram insuficientes diante dos antecedentes de ocorrências naquele setor das arquibancadas e do ambiente notoriamente hostil.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)