(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Linhas curvas de Niemeyer são expressão da cultura brasileira


postado em 06/12/2012 11:19 / atualizado em 06/12/2012 12:04

Edifício Copan, em São Paulo, é uma das obras curvas mais famosas do arquiteto (foto: ACERVO ANHEMBI E EVENTOS SAO PAULO 25/08/2003 )
Edifício Copan, em São Paulo, é uma das obras curvas mais famosas do arquiteto (foto: ACERVO ANHEMBI E EVENTOS SAO PAULO 25/08/2003 )

"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein". A frase, dita pelo próprio Oscar Niemeyer, evidencia o interesse do arquiteto pelos traços sinuosos, característicos de suas obras mais famosas. Os projetos inspirados em formas orgânicas revolucionaram a arquitetura moderna, até então caracterizada por aspectos ligados à funcionalidade.

 Galeria: as obras de Niemeyer ao redor do Brasil

 Galeria: as obras de Niemeyer em Minas Gerais

 Para João Diniz, arquiteto e professor da Universidade Fumec, as linhas sinuosas dos projetos de de Niemeyer vão além do aspecto estético: “Com as curvas, Niemeyer faz uma espécie de tropicalização dos conceitos Modernistas na Arquitetura. Foi uma forma de afirmar o Brasil no mundo, de mostrar do que somos capazes”, explica.


Joel Campolina, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais ( CAU/MG), destaca a ousadia e o pioneirismo de conceber edifícios ondulados com estrutura de concreto armado, o que faz com que o Brasil se desenvolvesse nesse tipo de técnica construtiva. “Niemeyer uniu a representação de nosso cenário natural, por meio das curvas, com a capacidade de tornar os projetos realidade”, conclui.

Entre as obras curvas mais famosas de Oscar Niemeyer, estão o Museu de Arte Moderna de Niterói, no Rio de Janeiro, o Edifício Copan, em São Paulo, a sede do Partido Comunista, em Paris, e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Em Minas Gerais, os traços curvos balizaram os projetos da Casa do Baile e a Capela de São Francisco, na Pampulha, e o edifício batizado com o nome do arquiteto, na Praça da Liberdade.

 

Sede do Partido Comunista Francês, em Paris, levou os traços curvos para fora do Brasil(foto: AFP PHOTO ERIC FEFERBERG )
Sede do Partido Comunista Francês, em Paris, levou os traços curvos para fora do Brasil (foto: AFP PHOTO ERIC FEFERBERG )

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)