(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DIA DE CAMPO SUPERAÇÃO

Projeto reúne 7 cadeias para oferecer oportunidade a produtor de Brumadinho

Ao todo, 480 produtores rurais que foram prejudicados com a tragédia participam do Dia de Campo SuperAção Brumadinho


23/11/2021 18:07 - atualizado 23/11/2021 18:46

Isaías Oliveira Fonseca, produtor rural na cadeia da avicultura, Wender Guedes e o técnico de campo Anderson Tenório de Meneses na Fazenda Lagoa do Jacaré, em Brumadinho
Isaías Oliveira Fonseca, produtor rural na cadeia da avicultura; Wender Guedes e o técnico de campo Anderson Tenório de Meneses, na Fazenda Lagoa do Jacaré, em Brumadinho (foto: Acervo pessoal)
Com o objetivo de levar oportunidades a produtores de Brumadinho afetados pelo rompimento da barragem da Vale, o Dia de Campo SuperAção será realizado neste sábado (27/11), das 13h às 18h, no Parque de Exposições da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento reúne temas diversos e sete cadeias produtivas, divididas em sete estações.
 
Serão elas: bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, caprinocultura, avicultura, piscicultura, olericultura e fruticultura perene. O objetivo da ação é viabilizar com que os produtores de Brumadinho se reergam ao retomar os produtos de antes do rompimento e/ou até investindo em novos.
 
“Temos obtido excelentes resultados tanto no aumento da produtividade quanto da lucratividade, além de melhoria da qualidade de vida dos produtores”, afirma o supervisor do programa, Wender Guedes. O projeto está próximo de completar dois anos de criação, período no qual ofereceu assistência técnica e gerencial a 480 produtores rurais da cidade e entorno, como Sarzedo e Mário Campos. 
  

Esperança

 
O produtor rural na cadeia da avicultura, na Fazenda Lagoa do Jacaré, Isaías Oliveira Fonseca, aguarda o evento com expectativa. Segundo o próprio, é uma oportunidade para novos conhecimentos e aprendizagens, como aprender novas técnicas para agregar à atividade realizada há anos.
 
“Além de tudo, poder interagir com o pessoal do meio, aumentar a rede de contados e, quem sabe, fechar novos negócios no futuro. O projeto SuperAção Brumadinho vem agregando muito na vida de nós, produtores, estando presente mês a mês com a gente neste período, contribuindo para melhorias contínuas na propriedade”, resume. 
 
O evento é gratuito e aberto a todos os produtores da região, profissionais da área ou pessoas que mantêm afinidade com o agronegócio. “É a oportunidade de atualização e troca de conhecimento e experiências a respeito de sistemas produtivos distintos. Aproveito para convidar a todos e informar que as inscrições ainda estão abertas”, reforça Wender Guedes.
 
Para se informar ou se inscrever o telefone é (31) 9 9678-4809. 
 

Programação

 
Em campo, técnicos vão apresentar dados gerenciais e práticas que fazem a diferença nos resultados e na produção. Dentre eles, "Regularização do empreendimento rural”, “Agentes biológicos”, “Controle estratégico de carrapatos” e “Perspectivas do agronegócio”. São técnicos de diversas entidades: Sistema FAEMG/SENAR/INAES, da Epamig, da SEAPA da UFSJ, JB Biotecnologia, IMA e OCEMG.
 
Confira a programação: 
 
  • 13h30 às 14h: palestra “Perspectivas do Agronegócio”, com João Ricardo Albanez (SEAPA)
  • 16h às 16h30: Palestra motivacional "Cultura da cooperação", com José Ailton Junqueira de Carvalho (OCEMG)
Estação 1 - Horticultura
  • 14h30 às 15h: Cultivo consorciado e cultivo hidropônico, com Marialva Alvarenga Moreira (EPAMIG)
  • 15h às 15h30: Hortaliças PANC e flores comestíveis, com Marinalva Woods Pedrosa e Flávia Dionísio Pereira (EPAMIG)
Estação 2 - Fruticultura
  • 14h30 às 15h: Diversificação e oportunidades
  • 15h às 15h30: Dados técnicos e gerenciais com Matheus Pena Campos – (SENAR MINAS)
Estação 3 - Compostos Orgânicos
  • 14h30 às 15h: Composteira: o que é, como funciona e benefícios
  • 15h às 15h30: Dados técnicos e gerenciais com Altino Junior (SENAR MINAS)
Estação 4 – Bovinocultura de Leite, Corte e Caprinocultura
  • 14h30 às 15h: Implantação de culturas forrageiras para a região - Silagem com Iran Borges (UFSJ)
  • 15h às 15h30: Controle estratégico de carrapatos bovinos com Daniel Sobreira Rodrigues (EPAMIG)
Estação 5 – Piscicultura
  • 14h30 às 15h: Sistemas de cultivo em piscicultura com Thiago Archangelo Freato (EPAMIG)
  • 15h às 15h30: Dados técnicos e gerenciais com Larissa Rodrigues (SENAR MINAS)
Estação 6 – Agroecologia e controle biológico 
  • 14h30 às 15h: Agentes biológicos com Bianca Vique (JB Biotecnologia)
Estação 7 – Avicultura
  • 14h30 às 15h: Regularização do Empreendimento rural com Isabella Hergot (IMA)
  • 15h às 15h30: Dados técnicos e gerenciais com Victor Augusto Maia Vasconcelos (SENAR MINAS)
 

Dia de Campo SuperAção

 
O evento é promovido por Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Prefeitura de Brumadinho e Sindicato dos Produtores Rurais do município. O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Senar Central, Sistema Faemg, Senar, Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho e Ministério da Cidadania e oferece assistência a quase 500 produtores rurais, além de ofertar cursos de formação profissional rural e promoção social. 
 
O Dia de Campo SuperAção Brumadinho tem o apoio do Governo do Estado, EPAMIG, EMATER, IMA, Sistema OCEMG, Sakata, JB Biotecnologia, Satis, Cinap, Clínica Odontológica Sorrisos, Hidrogood, Simples Vida e Saúde, Fazenda Alegria, Iara e Plataforma do Campo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)