
Com a pandemia da COVID-19, diversos empreendedores começaram a ter dificuldades em seus negócios. As adversidades são muitas: períodos de fechamento de lojas e serviços não essenciais; adaptação repentina à nova realidade de atendimento remoto; demandas vindas, em sua grande maioria, de maneira digital e não mais presencial, entre outras mudanças.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nos primeiros dois meses de pandemia, mais de 9 milhões de brasileiros ficaram sem emprego. Além disso, de acordo com a pesquisa da instituição, 30% dos empresários precisaram fazer empréstimos para manter os negócios.
De acordo com a Agência Brasil, no entanto, o país teve recorde de novos empreendedores no final de 2020. Segundo o órgão de comunicação do governo federal, houve um aumento de mais de 14% nos MEIs (micro empreendedor individual), se comparado ao ano de 2019.
Pensando nisso, o Sebrae lançou o curso on-line e gratuito “Master digital: o marketing digital descomplicado”. O workshop traz a base de conhecimento para que os micro e pequenos empresários saiam do zero e atuem comercialmente por meio do marketing digital.
O curso, dividido em quatro módulos, pode ser encontrado por meio do link https://comunidadesebrae.com.br/course/master-digital-o-marketing-descomplicado.
Além desse, o Sebrae disponibilizou outros seis cursos on-line e gratuitos voltados ao empreendedorismo que podem ser encontrados por meio do link https://comunidadesebrae.com.br/varejo/cursos-da-comunidade-varejo-1.
Além desse, o Sebrae disponibilizou outros seis cursos on-line e gratuitos voltados ao empreendedorismo que podem ser encontrados por meio do link https://comunidadesebrae.com.br/varejo/cursos-da-comunidade-varejo-1.

Para o professor, além de ganhar noções de marketing digital, o empreendedor pode aproveitar a oportunidade para colocar em prática seus novos conhecimentos e passar de uma maneira mais leve pela crise que ainda persiste.
‘‘Neste momento, onde empresas físicas estão fechadas, o marketing digital tem auxiliado no processo de manter essas empresas funcionando, sem demitir funcionários e gerando lucro de caixa’’, afirma Lima.
‘‘Neste momento, onde empresas físicas estão fechadas, o marketing digital tem auxiliado no processo de manter essas empresas funcionando, sem demitir funcionários e gerando lucro de caixa’’, afirma Lima.
