(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INCLUSÃO SOCIAL

Itaú Unibanco, Microsoft e Instituto Crescer dão qualificação profissional

Processo é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, com deficiência, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+ e classes D e E


03/12/2020 12:00 - atualizado 03/12/2020 12:17

(foto: Pexels/Pixabay )
(foto: Pexels/Pixabay )

O Itaú Unibanco, a Microsoft e o Instituto Crescer se uniram em uma parceria para oferecer qualificação profissional aos brasileiros. A iniciativa conjunta visa a ampliação do projeto Geração Crescer, programa de qualificação profissional e empregabilidade voltado a promover talentos para as novas demandas do mercado.

Por meio de cursos on-line, a iniciativa oferece apoio a residentes no Brasil, entre 18 e 70 anos, em busca de uma oportunidade de trabalho e de capacitação frente à crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus.

O público-alvo inclui pessoas em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, mulheres negras, comunidade LGBTQIA+ e classes D e E.

Além das aulas pela internet, o projeto também prevê indicação gratuita de currículos para empresas parceiras e busca ativa de oportunidades em diversas companhias.

Os participantes ainda contam com auxílio para a montagem do currículo e divulgação nos principais sites de anúncio de vagas, bem como orientação para se saírem bem nas entrevistas.

Para Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e empreendedorismo do Itaú Unibanco, a parceria é uma oportunidade ótima para as empresas fazerem seus objetivos de impacto social. "Com os desafios que todos estamos enfrentando nos últimos meses, é ainda mais relevante que a iniciativa privada tenha atuação efetiva para movimentar o mercado de trabalho e ampliar a empregabilidade das pessoas e, por consequência, contribuir ainda mais para a retomada da economia", detalha a executiva.

Nos conteúdos serão abordados fundamentos técnicos para desenvolvimento profissional, incluindo Pacote Office, programação e o uso de redes sociais de forma empreendedora para obtenção de remuneração. A grade inclui comunicação e expressão, educação financeira, cultura digital, produtividade, inglês básico e empregabilidade.

"Na Microsoft, temos o compromisso de promover o desenvolvimento de habilidades digitais em especial para pessoas que estão em busca de uma colocação profissional, por meio de educação para o trabalho. Iniciativas como a do Itaú, em parceria com o Instituto Crescer e com a Microsoft, são essenciais para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade a conquistarem mais e melhorarem suas chances de obter uma colocação no mercado de trabalho, além de democratizar o acesso à tecnologia", comenta Lúcia Rodrigues, líder de filantropia da Microsoft Brasil.

Para participar, os interessados devem preencher um cadastro no site da iniciativa e, após a validação, escolher por qual módulo desejam começar a trajetória. Conforme alcançam novos níveis, os alunos recebem uma certificação e têm suas chances de empregabilidade aumentadas a cada etapa finalizada.

A conclusão depende da trilha escolhida pelo participante, que tem a opção de concluir uma ou mais modalidades de acordo com sua área profissional de interesse.

As etapas comunicação e expressão, educação financeira, cultura digital e produtividade, são opcionais. A exceção é o módulo de qualidade de vida e trabalho, que aborda, entre outros temas, relações interpessoais, marketing pessoal, gestão do tempo e empreendedorismo.

Adentrando o mercado de trabalho


(foto: Sharon McCutcheon/Pixabay )
(foto: Sharon McCutcheon/Pixabay )


Realizado pelo Instituto Crescer desde 2006, o Programa Geração Crescer já incluiu mais de 40 mil profissionais no mercado de trabalho, em sua maioria, pessoas com baixa escolaridade e de zonas periféricas das cidades. Por meio da parceria com o Itaú e a Microsoft, a iniciativa tem como meta alcançar 60 mil inscritos na plataforma até o encerramento, previsto para outubro de 2021.

Com o objetivo de encurtar o caminho entre as empresas e os profissionais, o projeto fechou parcerias com diversos empregadores, como empresas de call center, varejo e demais setores.

A iniciativa também faz articulações personalizadas com centros de referência de geração de emprego e renda, como o Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), o Sistema Nacional de Empregos (SINE), a Agência do Trabalho, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT- SP), o Centro de Atendimento ao Trabalhador (CEAT- RJ), e outras agências regionais de apoio ao trabalhador. No decorrer do programa, devem acontecer mais parcerias com empresas que possuem altas taxas de empregabilidade.

Segundo a diretora do Instituto Crescer, Luciana Allan, a oferta de programas como o Geração Crescer é fundamental no contexto atual. "Abrir caminho para oportunidades de emprego é algo muito valioso, especialmente neste momento, em que a pandemia afetou o mercado. Mas o programa tem um papel ainda mais importante porque capacita profissionais com as novas habilidades exigidas, não só para as ocupações de hoje, mas também para as do futuro. Para nós é uma satisfação contribuir com o desenvolvimento desses profissionais para um mercado que será cada vez mais pautado por inovação e inclusão de novas tecnologias no ambiente corporativo", destaca Luciana.

Estrutura do curso

(foto: Richard (Dick) Kaufman/Pixabay )
(foto: Richard (Dick) Kaufman/Pixabay )

O curso é dividido em três núcleos: básico, fundamentos e profissionalizante, sendo os dois primeiros criados e desenvolvidos pelo Instituto Crescer, em parceria com a Microsoft.

No núcleo básico, o participante capacita-se quanto à temática educação cidadã, que engloba desde comunicação oral e escrita até conteúdos ligados a qualidade de vida e educação financeira. Ainda nessa fase, os participantes ainda aprendem como trabalhar computadores, acessar informações e se comunicar online, seja por e-mail ou ferramentas de videoconferência.

Ao chegar ao núcleo fundamentos, os alunos adentram a área de tecnologia da informação (TI) e aprendem sobre os programas do pacote Office, como Word, powerpoint e one drive.

Já na terceira fase, a profissionalizante, há indicações de cursos de tecnologia e obtenção de certificações na plataforma Microsoft Learn, com conteúdo intermediários e avançados para aqueles que desejam ingressar ou evoluir em carreiras de tecnologia da informação.


Cursos que fazem parte do núcleo básico são:

1 - Qualidade de vida e trabalho: o conteúdo deste módulo explora as principais ferramentas para uma carreira de sucesso. Neste curso, o aluno aprende sobre autoconhecimento, autocuidado e relações interpessoais, marketing pessoal, motivação e gestão de tempo. Além disso, estuda conceitos sobre moral, ética e diversidade cultural, inovação e empreendedorismo, além de como elaborar um projeto de vida.
 
2 - Comunicação e expressão: o módulo trabalha a comunicação verbal e não verbal para a compreensão de como se comunicar de forma adequada e aplicar corretamente as regras gramaticais.
 
3 - Educação financeira: nesse módulo, os participantes aprenderão sobre seu perfil financeiro. Os conteúdos abordam desde como fazer uma análise e elaborar um controle financeiro de qualidade a conceitos básicos e fundamentais sobre investimentos e sustentabilidade.

Cursos que fazem parte do núcleo fundamentos são:


1 - Cultura digital: esta etapa prevê desde os conceitos básicos de informática, como o que é um computador e como utilizar a internet, até a construção de perfis profissionais em redes online de trabalho e emprego.

2 - Produtividade: este curso apresenta algumas das ferramentas de produtividade da Microsoft, como o editor de texto Microsoft Word e o editor de planilhas Microsoft Excel. A proposta deste módulo é proporcionar mais autonomia e segurança para os participantes interagirem profissionalmente no universo virtual.

Os interessados podem fazer o cadastro: 
https://www.geracaocrescer.org.br/
 
Para mais informações do Itaú: www.itau.com.br

Para acessar o Instituto Crescer: 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)