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Estado de Minas ENEM 2022

Professores comemoram tema da redação e volta da questão social ao Enem

Professores acreditam que tema da redação do Enem 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil' é um recado ao atual governo


13/11/2022 15:00 - atualizado 13/11/2022 15:42

Avelin Kambiwá
Ato contra o extermínio dos povos indígenas e pelos povos Guarani e Kaiowá, no gramado em frente a reitoria da UFMG. Na foto, Avelin Kambiwá (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Este é o tema da redação 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, divulgado pelo ministro Victor Godoy cerca de 20 minutos após os estudantes começarem a fazer a prova e que foi bastante comemorado pelos professores de redação e português.

Regina Mota, professora de português e redação no curso que leva seu nome, exalava alegria e empolgação com tema: "Tenho a expectativa por este tema há muito tempo, ainda mais em meio a este atual governo, em os povos tradicionais foram deixados de lado".
 
Para Regina, na edição em que o Enem sofre sua maior queda de inscritos, é importante o resgate de um tema tão importante: "Um Brasil de história escravocrata, de desprezo pelos povos originários, falar dos povos indígenas, é maravilhoso. O Enem tem função social, e acredito que esse tema é um resgate que a instituição se propôs".
 
E para a professora de redação, seus alunos estão preparados para a missão: "Eles têm muitos caminhos. É um tema sensacional, e eles estão confortáveis para discorrer. Podem citar o antropólogo Darci Ribeiro, o geógrado Milton Santos, a filósofa Djamila Ribeiro, a Agenda 2030 que propõe o fim das questões de vulnerabilidade... O fundametal é circular as palavras norteadoras, fazer o recorte e ir direcionando".


Não há dúvida, para Regina Mota, que quem quiser se sair bem na redação diante desse tema tem uma direção certeira: "Políticas públicas. Não há outro caminho". 

Foi dado um recado

A professora de redação Lygia Calil, do curso 1000naRedação, adorou o tema e destacou que são muitas as possibilidades: "Os alunos podem abordar desde os indígenas, os quilombolas, o processo de gentrificação das cidades, enfim, é um tema amplo, rico, e tudo dependerá do texto motivador o acompanha e que fecha o tema".

Pela riqueza e extensão do tema, "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", Lygia Calil enfatiza que ele "dá margem à argumentação inteligente, privilegia o aluno que está ligado no Brasil".  A professora aposta que "quem prestou atenção na campanha eleitoral para presidente se sairá bem, vai lembrar da promessa do candidato Lula para a criação do Ministério dos Povos Originários".


Lygia argumenta ainda que a escolha do tema pareceu "um recado muito bem dado. Nos últimos quatro anos, ocorreram muitos conflitos entre os técnicos do Inep e o Ministério da Educação, portanto, acredito ser um recado de que a caravana passou".

Ela compartilha com os leitores um caminho pelo qual os estudantes poderão se guiar no momento da redação. Confira: 

Índios no Brasil

Argumentação

  •  Ausência de políticas de longo prazo que busquem a convivência pacífica e produtiva entre a sociedade contemporânea brasileira e a indígena
  • Falta de representação política (Executivo e Legislativo), bem como de protagonismo em órgãos que deveriam ser representantes, como a Funai (Fundação Nacional do Índio)
  • Negligência governamental em relação aos direitos conquistados pelos povos indígenas, como as propostas de mudanças na legislação que retiram prerrogativas / influência da Frente Parlamentar do Agronegócio (Bancada Ruralista) nas decisões oficiais
  • Interesse da iniciativa privada (agronegócio e mineração, sobretudo) pelas terras demarcadas e ocupadas pelas aldeias / destruição das áreas de floresta e contaminação dos rios na Amazônia
  • Desaculturação do índio (missões religiosas que continuam acontecendo)
  • Preconceito / desconhecimento acerca dos povos indígenas e de sua cultura na sociedade
  • Dificuldades para a demarcação de terras indígenas no Brasil / invasões de terras demarcadas por grileiros, madeireiros e garimpeiros

Interdisciplinaridade - Atualidade - Intertextualidade
  • 2021: Marco Temporal sendo discutido nos poderes Legislativo (PL 490) e Judiciário (julgamento no Supremo Tribunal Federal)
  • Extermínio do povo Juma (o último guerreiro da etnia morreu em 2021, vítima de COVID-19; no início do século XX, eram 15 mil)
  • Antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro - “O governo declarou guerra aos índios” / “ofensiva final”
  • 2021 / 2022: Invasão das terras yanomamis (Roraima)
  • “Macunaíma” - livro e filme 
  •  “Iracema” - livro
  • “Terra dos índios” - documentário.
Propostas de intervenção
  • Pressão popular para extinção do PL 490 / retomada dos processos de demarcação de áreas ocupadas
  • Estabelecer meios, fóruns e espaços democráticos de debate para que os povos indígenas passem a influenciar nas decisões para o futuro de suas próprias comunidades. A participação dos índios nesses contextos deve ser expressiva e atuante.
  • Impedir a atuação de missões religiosas, de expedições clandestinas cientificas ou de qualquer natureza como meio de combater a aculturação e a biopirataria.
  • Criação de mais meios, programas e iniciativas de registro da história, cultura e costumes dos índios por meio de seus próprios olhares.
  • Estabelecimento de cotas para indígenas no Poder Legislativo
  • Reestruturação da Funai para que haja maior atuação, presença e valorização dos índios na forma como a instituição atua.
 
 
  

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