(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VESTIBULAR

USP aprova saída do Sisu e cria sistema próprio para usar nota do Enem

Ingressantes do próximo ano serão convocados diretamente pela Fuvest, a partir das notas que obtiveram nas provas do Enem


11/11/2022 11:55 - atualizado 11/11/2022 12:50

Na foto, fachada de um dos prédios da USP
A universidade decidiu chamar a nova forma de ingresso de Enem-USP (foto: USP/Divulgação)
A Universidade de São Paulo (USP) decidiu nessa quinta-feira (10/11) que não irá ofertar mais vagas de graduação pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério da Educação. A universidade aprovou ainda a criação de um sistema próprio para continuar aceitando o Enem como forma de seleção.

 

Assim, os ingressantes do próximo ano serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas que obtiverem nas provas do Enem. A universidade decidiu chamar a nova forma de ingresso de Enem-USP.

 

Segundo o Conselho de Graduação, que propôs a alteração, o objetivo é possibilitar que os candidatos aprovados via Enem efetuem a matrícula com quem foi aprovado pela Fuvest.

 

O calendário do Sisu difere do usado pela USP, e muitos alunos acabavam perdendo as primeiras semanas de aula. A Folha mostrou que outras universidades do país também estão abandonando o sistema federal.

 

Em 2018, o Sisu reunia 239 mil vagas, quase 20 mil a mais do que em 2022 (foram disponibilizadas 221 mil vagas no 1º semestre deste ano).

 

Além de sincronizar o calendário letivo, a USP diz que a mudança irá contribuir para que todos os alunos que ingressem por cotas raciais passem pelas comissões de heteroidentificação - que serão responsáveis pela averiguação da autodeclaração dos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardo.

'Agilizar processo de integração'


Para continuar utilizando as notas do Enem como forma de seleção, a Fuvest será responsável por classificar os candidatos de acordo com seu desempenho no exame.

 

“O objetivo do novo sistema é agilizar o processo de integração e inclusão dos novos alunos, de tal sorte que todos comecem as atividades acadêmicas ao mesmo tempo, reforçando junto a eles o sentimento de pertencimento à universidade”, disse o pró-reitor de graduação, Aluísio Segurado.

 

 

A USP aderiu ao Sisu em 2016, ofertando apenas parte de suas vagas pelo sistema federal.

Neste ano, a universidade oferece 11.147 vagas em seus cursos de graduação, das quais 8.211 são destinadas para seleção pelo vestibular da Fuvest e 2.936 vagas para o Enem-USP.

 

Do total de vagas oferecidas pela Fuvest, 2.169 vagas são reservadas para alunos oriundos de escola pública e 1.088 são para candidatos que estudaram na rede pública e se autodeclaram pretos, pardos e indígenas.

 

Para a seleção do Enem-USP, serão destinadas 1.237 vagas para estudantes de escola pública e 1.093 para as cotas raciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)