(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Alunos de pós-graduação poderão acumular bolsas e emprego, define Capes

A mudança passa a vigorar a partir de 1º de outubro e as regras valem para programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado


12/07/2023 12:05 - atualizado 12/07/2023 13:06
462

Fachada do prédio da Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) regulamentou o acúmulo de bolsa com outras remunerações (foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil )
A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou que alunos da pós-graduação poderão receber mais de uma bolsa de incentivo à pesquisa, e que também será permitido receber as bolsas exercendo uma atividade remunerada, o que era vedado.

A mudança passa a vigorar a partir de 1º de outubro. As flexibilizações foram publicadas nesta quarta-feira (12) no Diário Oficial da União.

Só não serão permitidos acúmulos de bolsas com outros benefícios que sejam financiados com "recursos públicos federais", como as da Capes ou do CNPq. As regras valem para programas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

As instituições de ensino superior e os programas de pós-graduação vão decidir as próprias regras, diz a publicação. Os casos devem ser registrados e monitorados pelos coordenadores de ensino de cada instituição.

Leia também: O Enem vai mudar? Saiba quais são as mudanças na prova deste ano

 

A Capes avalia que a mudança leva maior "autonomia" a instituições e ajuda na atração de pesquisadores para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

"As novas regras poderão atrair para a pós-graduação pessoas já inseridas no mercado de trabalho e, dessa forma, estabelecer novas conexões entre a academia e os demais setores da sociedade", disse Mercedes Bustamante, presidente da Capes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)