(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Educação

O Enem vai mudar? Saiba quais são as mudanças na prova deste ano

Com a implementação do Novo Ensino Médio muitos candidatos estão na dúvida do que vai mudar no Enem deste ano; entenda melhor sobre esse assunto


06/07/2023 10:00 - atualizado 06/07/2023 10:10
462

Saber o conteúdo é importante, mas cuidado para não esquecer as regras do Enem
Atenção aos detalhes: saber o conteúdo é importante, mas cuidado para não esquecer as regras do Enem (foto: Freepik)

 

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 está chegando e é essencial que os candidatos fiquem atentos às mudanças e atualizações para se preparem bem para o exame. Muito se fala sobre o Novo Ensino Médio e a dúvida que fica é “O Enem 2023 vai mudar?”. Veja nesse conteúdo tudo o que você precisa saber sobre a prova mais importante do país e quais são as suas atualizações que entram em vigor neste ano.

 

Nos dias 5 e 12 de novembro acontece o Enem 2023, que atualmente é a principal porta de entrada para universidades públicas e particulares ao redor de todo o Brasil. Continue lendo e saiba o que vai mudar na prova deste ano.

O que vai mudar no Enem 2023? 

Com a implementação do Novo Ensino Médio, muitos candidatos do exame ficaram com dúvidas se este ano a prova sofreria alterações. Porém, o Enem 2023 ainda vai manter o mesmo formato, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação.

 

Ao mesmo tempo que estudam, alunas trocam informações sobre o que pode e o que não pode no Enem
Alunas estudam e trocam informações sobre o que pode e o que não pode no Enem (foto: Agência Nicácio)
 

 

As áreas que serão abordadas continuam as mesmas, sendo elas:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias. 
Assim, de acordo com o diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro Santos, o Enem 2023 vai avaliar a formação básica geral dos participantes, com disciplinas tradicionais, como português, matemática, geografia, história, biologia, química, física, filosofia e sociologia. Além da redação dissertativa argumentativa e questões de língua estrangeira.
 
Com isso, as discussões sobre a mudança do Enem ficam para 2024, enquanto o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia as possibilidades para realizar melhor essa modificação. Também é possível que o Ministério da Educação (MEC) opte por fazer um Enem de transição, em que a prova irá mudando aos poucos, até se adaptar ao novo modelo.

Documentos digitais

Uma das mudanças que vai acontecer este ano é a aceitação de documentos digitais para apresentação no local da prova. O Inep incluiu os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital como documentos válidos para identificação do participante, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Atenção! Capturas de telas, fotos do documento ou PDF não serão aceitos. 

Regras do Enem 2023

Veja quais são as regras básicas do Enem 2023 para que você não vacile e não corra o risco de perder a grande oportunidade de começar o ensino superior com sua nota da prova.

 

O que é preciso ter em mãos para o Enem: 
  • documento de identificação original, oficial e com foto;
  • caneta esferográfica de cor PRETA e fabricada em material transparente;
  • cartão de confirmação de inscrição.
O que não pode levar para o Enem:
  • caneta que não seja de material transparente;
  • lápis, lapiseira, borracha e corretivo;
  • dispositivos eletrônicos;
  • livros e anotações;
  • óculos escuros;
  • boné, chapéu ou gorro;
  • relógio.
Lembramos que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato. Então, anote aí toda essa lista para não correr riscos nos dias 5 e 12 de novembro.
 
Ainda dá tempo! Estude para o Enem 2023 com o Colégio e Pré Vestibular Determinante
 
Faltam menos de cinco meses para a realização da prova do Enem 2023. Apesar do pouco tempo, um plano de estudo eficiente pode te ajudar a tirar uma nota boa no exame e garantir uma vaga na faculdade. Para isso é necessário ser disciplinado, contar com professores de alta eficiência e ter aulas proveitosas.  Para isso, o Colégio e Pré Vestibular Determinante, que ocupa os primeiros lugares nos cursos mais concorridos, têm soluções de ensino que vão te ajudar nesta reta final, focando sempre no mais importante e auxiliando seus alunos nas suas maiores dificuldades.

Acesse o site do Determinante e conheça as diferentes opções de estudos para o Enem oferecidos pelo melhor Pré Vestibular de Belo Horizonte.

Sobre o Colégio e Pré-vestibular Determinante 

A instituição é referência em Belo Horizonte e está comemorando 10 anos de fundação. Sua metodologia é baseada no Sistema de Aprendizado para auxiliar cada aluno(a) em sua individualidade. 

 

Alunos Pedro e Júlia aprovados em Medicina na UFMG
Alunos do Determinante, Pedro e Júlia, aprovados em Medicina na UFMG (foto: Divulgação)

 

A escola é líder de aprovações nos cursos mais concorridos, como Medicina. No Sisu de 2023 ficou em 1º na Medicina UFMG entre os pré-vestibulares de Minas Gerais, além do 1º lugar em medicina na Ciências Médicas nos anos 2021, 2022 e 2023. A instituição acredita que em um mercado altamente competitivo estudar em uma Universidade reconhecida pela sua competência e qualidade é de grande importância para o sucesso de seus alunos. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)