(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ACERTO FINAL

IPVA 2022: pagamento da última parcela começa hoje em MG; veja cronograma

A partir desta quarta-feira (25) começam os vencimentos para veículos com final de placa 1 e 2; cronograma vai até dia 31/5


25/05/2022 09:25 - atualizado 25/05/2022 09:26

Transito intenso na rodovia BR-381, sentido BH/Vitoria, com caminhões, carros e motos.
Escala de vencimentos da última parcela do IPVA 2022 começa hoje em Minas (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Começa nesta quarta-feira (25/5) o pagamento da última parcela do IPVA em Minas Gerais. Hoje, proprietários de veículos com placas de final 1 e 2 devem quitar o imposto, e pode ser cobrada multa em caso de atraso. A escala de pagamento vai até o dia 31/5, quando ocorre o último vencimento.

O boleto pode ser emitido no site da Secretaria de Estado de Fazenda, ou pelo telefone 155, utilizando o número Renavam. A taxa pode ser paga nos seguintes bancos autorizados:  Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, casas lotéricas, Mais BB, Banco Postal Brasileiro, Itaú e Santander. O número de Renavam deve ser informado no guichê de atendimento.

A Secretaria alerta para os golpes: o boleto não é enviado por e-mail, SMS, Correios, ou link em aplicativos de mensagens. Apenas pelo site ele é possível de ser gerado.

Segundo o Governo de Minas, até o dia 30 de abril foram arrecadados R$ 4,2 bilhões com o IPVA, o equivalente a 59% do total esperado de R$ 7,1 bilhões. Mesmo aqueles que já passaram a data do pagamento de outras parcelas e estão em atraso podem quitar a qualquer momento, e os juros são calculados automaticamente.

Tabela com escalas de pagamentos seguindo os finais de placa
Após a data de vencimento, é cobrada multa inicial de 0,3% ao dia até 30º dia (foto: Secretaria de Estado da Fazenda)
Em caso de atraso, o proprietário pode receber multa de 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic). 

Em 2022, o imposto começou a ser cobrado a partir de março, e não em janeiro como eram os anos anteriores, fruto de um acordo do Governo com a ALMG. O IPVA 2022 também não sofreu reajuste anual, em virtude do congelamento dos valores, proposto pela Assembleia de Minas.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)