(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CRIME AMBIENTAL

Polícia desbarata quadrilha de extração ilegal de minério, em Mariana

Delegado afirma que essa prática criminosa tem aumentado nos distritos de Mariana devido à valorização do preço do minério de ferro; carga iria para Sete Lagoas


18/03/2022 15:47 - atualizado 18/03/2022 16:16

Trator e caminhões enfileirados
Foram apreendidos quatro caminhões, uma carregadeira e rádios comunicadores; oito homens foram conduzidos à delegacia (foto: Livia Maria/Divulgação)
A Polícia Civil, em conjunto com a Guarda Municipal de Mariana, deflagrou uma operação contra a extração ilegal de minério de ferro no Distrito de Camargos, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na madrugada desta sexta-feira (18/3).
 
De acordo com o delegado da Polícia Civil de Mariana, Cristiano Castelluci, o local onde estava sendo feita a extração ilegal do minério de ferro, conhecido como Cascalheira, é uma área que pertence à prefeitura e é de difícil acesso.

Os infratores utilizaram da dificuldade para se chegar ao local para cometer o crime durante à noite.
 
“Recebemos diversas denúncias de moradores que relatavam um grande fluxo de caminhões à noite e de madrugada. De janeiro para cá, fizemos outras operações, mas não encontramos ninguém no local. Dessa vez, tivemos sorte e pegamos a quadrilha”
 
Na operação foram apreendidos quatro caminhões, uma carregadeira e rádios comunicadores, que, segundo o delegado, eram usados para monitorar a área da extração, avisar sobre a presença da polícia e dar tempo de fuga.

Oito homens foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Mariana  e vão responder pelo crime previsto no artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais, que acarreta detenção de seis meses a um ano e multa.
 
“Trata-se de um crime de menor poder ofensivo, eles assinaram o termo de compromisso e comparecimento e foram liberados em seguida”.
 
Durante o interrogatório, os infratores disseram que estavam praticando a extração do recurso mineral sem autorização dos órgãos ambientais pela primeira vez e que a carga seria levada para a cidade de Sete Lagoas, na Região Central de Minas Gerais.
 
Castelluci afirma que devido ao aumento da commodity, que passou a exibir alta acumulada de 24% em 2022, a cidade de Mariana virou alvo de quadrilhas especializadas em furtos de minério de ferro.
 
 "Mariana vem sofrendo esse tipo de furto há algum tempo e Sete Lagoas acaba sendo a maior receptora. De acordo com as nossas investigações, pelo fato de a cidade ter muito minério em locais distantes da sede, ela virou foco da prática desse crime que não acontece só no distrito de Carmargos, mas em outros".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)