(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Agricultura

Produtores temem que chuva atrapalhe a 'safrinha' no Sudoeste de Minas

Nos municípios abrangidos pela Emater-MG em Passos, existem 76.600 hectares de soja e boa parte começa a ser colhida agora em fevereiro


03/02/2022 17:21 - atualizado 03/02/2022 17:55

Plantação de milho
Geralmente, na 'safrinha', os agricultores plantam o milho ou o feijão da segunda safra (foto: Embrapa/Divulgação)
 
A 'safrinha' da cidade de Passos pode sofrer os impactos decorrentes da chuva persistente dos últimos dias. Geralmente, na 'safrinha' são plantados milho, feijão e sorgo, além de outras culturas, plantadas em março e colhidas em julho e agosto. Dependendo da quantidade de chuva registrada nos próximos meses, o plantio e a colheita dos produtos podem ficar comprometidos.
 
 
“Até agora, na nossa região, as chuvas não estão prejudicando. As dificuldades existem, como o estado ruim das estradas. Vias muito danificadas oferecem problemas aos produtores, mas a prefeitura tem ajudado no que pode. Agora, continuando essas chuvas por um período maior, aí sim pode ter alguma consequência negativa”, disse o presidente do Sindicato dos  Produtores Rurais de Passos, Darlan Esper Kallas.

As culturas de segunda safra são plantadas após a colheita da soja. Nos municípios de abrangência da Emater-MG - Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo Rio Claro, Cássia, Conceição da Aparecida, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Ilicinea, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, São José da Barra e Vargem Bonita, a estimativa de plantio é de 5.385 hectares de feijão. Até janeiro, já foram plantados 157 hectares.
 
Segundo Edson Aparecido Gazeta, coordenador regional da Emater-MG em Passos, a previsão é de 20.510 hectares de milho na 'safrinha' nos municípios da região. Já foram plantados aproximadamente 3.100 hectares em janeiro.
 
Nos municípios abrangidos pela Emater-MG em Passos, existem 76.600 hectares de soja; boa parte começa a ser colhida agora em fevereiro. “O produtor colhendo a soja, muitos começam a plantar o milho da 'safrinha' ou alguns a plantar o feijão de segunda safra. “Chuva em excesso atrapalha? Claro, mas haverá tempo apropriado para a colheita e plantio da 'safrinha'”, finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)