(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CERVEJARIA EM MINAS

Ouro Preto e Mariana entram na disputa pela fábrica da Heineken

Após a empresa desistir de Pedro Leopoldo, as cidades históricas estão no páreo para abrigar a fábrica que receberá investimentos de R$ 189 bilhões


21/12/2021 15:52 - atualizado 21/12/2021 16:18

Tulipa cheia de cerveja e garrafa verde da Heiineken
Heineken explica que local a ser escolhido tem que ter capacidade hídrica e logística para facilitar o escoamento para a Região Sudeste (foto: Divulgação/Heineken)
Mais duas cidades entram na disputa para ser a sede mineira da Heineken. As prefeituras das cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, na Região Central de Minas, manifestaram interesse em sediar a unidade fabril, após a cervejaria desistir de Pedro Leopoldo, na Grande BH. 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) embargou a obra que estava sendo erguida em um terreno localizado na Apa (Área de Preservação Ambiental) Carste de Lagoa Santa, e não ter apresentado estudos suficientes sobre os impactos arqueológicos e ambientais na região.
 
A nova unidade da cervejaria terá investimento de R$ 1,8 bilhão e vai atender a demanda de consumo da Região Sudeste do país.
 
De acordo com a Prefeitura de Ouro Preto, a Secretaria de Governo e Secretaria de Desenvolvimento Econômico já formalizaram o interesse em uma reunião realizada com os gestores da Heineken.
 
Segundo a prefeitura, Ouro Preto tem área total de 1.245km² e estudos preliminares apontam áreas nos distritos de Miguel Burnier e Engenheiro Correia como possíveis locais para a instalação da fábrica. A área chega a 140 hectares, onde a prefeitura está estudando criar um Parque Industrial e a empresa ficará bem instalada.
 
Ainda segundo a prefeitura, em relação à logística, um dos requisitos apontados pela empresa cervejeira, para escolha do local, Ouro Preto tem acessos pelas BR-040 e BR-356, situação que facilita a logística de chegada de insumos e escoamento de produção.
 
“Os estudos estão em andamento, já temos técnicos trabalhando nos estudos da hidrogeologia da região, para que possamos garantir tanto abastecimento da empresa, quanto a preservação dos recursos do meio ambiente. Nenhum empreendimento será instalado sem a autorização dos órgãos competentes", afirma o superintendente as Secretaria Municipal de Governo de Ouro Preto, Samuel Sabino
 
O superintendente diz ainda que os incentivos só serão garantidos em definitivo para a empresa, mediante encargos, como garantia da função social decorrente da criação de empregos e renda e da importância para a economia, além das devidas licenças ambientais.
 
Nas redes sociais, o prefeito interino de Mariana, Juliano Gonçalves, afirma que está no páreo para receber a instalação da cervejaria na cidade. Foi feito o credenciamento e a prefeitura acredita que, se aprovado, trará benefícios econômicos para a cidade, como geração de empregos e o reconhecimento do potencial de Mariana para a instalação de grandes indústrias.
 
A prefeitura não informou se houve algum tipo de estudo preliminar que aponte a área para futura instalação da fábrica nem de impactos ambientais e arqueológicos.
 
A cervejaria Heineken informa que ainda não há nenhum local definido para a instalação da unidade fabril em Minas Gerais e que todo o estado está na disputa. A empresa afirma que para a escolha, o local tem que ter capacidade hídrica e logística para facilitar o escoamento para a Região Sudeste - e propiciar menores impactos ambientais locais. O anúncio da nova localidade será no início de 2022. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)