(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

Black Friday: veja dicas para driblar a inflação

Faturamento das vendas on-line e nas lojas físicas deve crescer 3,8% em relação ao ano passado. Apesar disso, a data deve sofrer os efeitos dos preços em alta


23/11/2021 15:08 - atualizado 23/11/2021 16:51

Mulher olha site de vendas de roupas em telefone celular
Black Friday acontece na próxima sexta-feira (26/11) (foto: Reprodução/Pixabay)
A Black Friday já é na próxima sexta-feira (26/11), e este ano, deve movimentar R$ 377,01 milhões apenas em Minas Gerais. Apesar disso, a data deve sofrer os efeitos da inflação em alta, e para driblar os aumentos de preços, especialista lista dicas para consumidores e empresários aproveitarem o período. 

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a projeção de movimentação deste ano é a maior registrada para a data, desde a chegada da Black Friday no Brasil, em 2010. O faturamento das vendas on-line e presenciais deve crescer 3,8% em relação ao ano passado.
 

O economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, explica que, com o aumento da pressão sobre os preços, o volume faturado deve recuar 6,5% pela primeira vez desde 2016. "Em outubro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação no país, alcançou o patamar de 10,67% para os últimos 12 meses."
 

Dicas ao consumidor


Apesar de a Black Friday ter como principal característica a promoção coletiva, o consumidor brasileiro deve ser cada vez mais crítico em relação a esses descontos. Precisa estar atento, principalmente, com as promoções e ofertas impulsionadas pela Black Friday.
 
Nas dicas do especialista, destacam-se o cuidado ao investir nos produtos em promoção e estabelecer um planejamento financeiro.
 
 
  1. Tenha um objetivo: identifique qual produto você quer ou precisa. Faça pesquisas em vários sites e filtre suas preferências. Assim, você economiza tempo e dinheiro no momento das buscas.
  2. Identifique o valor regular: pesquise o valor do produto antes do anúncio da oferta. Confira se a promoção é realmente uma oportunidade e não a metade do dobro do preço.
  3. Pesquise os fornecedores: faça compras com empresas que possuem bom histórico e comentários positivos de clientes. Muitos sites de busca reúnem esses dados conforme o produto e os comentários sobre a entrega.
  4. Estude as formas de pagamento: algumas promoções possuem condições especiais à vista. Por outro lado, o uso do cartão de crédito sem juros pode ser a solução para realizar mais de uma compra, se você estiver sem dinheiro. Se a compra for a prazo, planeje-se e tente pagar as prestações sem se endividar.

Dicas ao empresário

Fazer compras virtuais está cada vez mais comum na rotina dos brasileiros, e o economista-chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, explica o protagonismo dos canais digitais na Black Friday para os empresários.

“O período movimenta atividades e proporciona a integração dos ambientes físicos e on-line. Não à toa, neste ano, 11,2% dos empresários pretendem realizar vendas on-line para a data, o que requer atenção especial aos canais de atendimento”, explica.

Em Minas Gerais, mesmo diante da inflação, 45,2% dos empresários esperam um aumento de até 25% do volume de vendas para a Black Friday em função das ações previstas para o período. Para atingir esse objetivo, 29% das empresas mineiras planejaram ações para a data, sendo que 17,5% oferecerão descontos superiores a 50% a fim de atrair os consumidores.

  1. Aproveite as oportunidades: o ideal é aproveitar a data – e o "esquenta da Black Friday" para oferecer descontos imbatíveis, em pelo menos um artigo da loja.
  2. Negocie com os fornecedores: desta forma, é possível garantir um mix de produtos atrativos ao consumidor e repor rapidamente os estoques para itens que possuam alta procura, não frustrando o cliente.
  3. Tenha atenção às vendas on-line: verifique desde o conteúdo dos seus canais de venda até se o servidor suportará o aumento das visitas durante o período. Isso garantirá uma boa experiência ao usuário e a conclusão da compra.
  4. Fidelize o cliente: aproveite a data para ativar os canais de comunicação e manter o cliente. Com informações mais precisas sobre o perfil desse consumidor, seus interesses e desejos, é possível criar campanhas mais diretas e assertivas.
  5. Diversifique as formas de pagamento: com a pandemia de COVID-19, os meios de pagamento digitais e eletrônicos ganharam terreno. Por isso, ofereça desde possibilidades de compra à vista com desconto, no dinheiro, até o uso de cartões de crédito, débito, Pix e boletos.
*Estagiária sob supervisão


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)