(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FIQUE DE OLHO

Procon faz alerta para evitar golpes na Black Friday; veja dicas

Com promoções chegando, aumenta o risco de fraudes que podem prejudicar o consumidor


22/11/2021 14:57 - atualizado 22/11/2021 15:43

Compras online na Black Friday
O consumidor deve ficar atento à promoção que acontece no dia 26/11 (foto: Reprodução/Pixabay)
Black Friday já é na próxima sexta-feira (26/11), e a expectativa é que o consumidor priorize as compras feitas pela internet. Por isso, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) formulou uma série de dicas para evitar cair em golpes, frequentes no comércio online.

Apesar de a Black Friday ter como principal característica a promoção coletiva, o consumidor brasileiro deve ser cada vez mais crítico em relação a esses descontos. Quando a oferta é boa demais, pode ser que tenha algo de errado. Assim, o Procon alerta para os falsos anúncios de produtos em promoção, que aparecem principalmente nas redes sociais.
 
 
“Com relação a isso, a dica de ouro é: se o preço estiver muito abaixo da média praticada pelo mercado, tenha cautela e procure confirmar com calma se a oferta é real”, informa o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. 
 
A seguir, confira as dicas que o Procon Assembleia preparou para ajudar o consumidor a evitar dores de cabeça em suas compras de Black Friday:

Não faça compras por impulso

É comum que a Black Friday desperte o interesse em produtos que o consumidor não procuraria se não estivesse na promoção. O Procon indica uma análise do seu orçamento, e que reflita se você realmente precisa daquilo. “Avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas. Em outras palavras: evite endividar-se. Faça um planejamento econômico”, ressalta o coordenador do Procon Assembleia.
 

Pesquise e fique atento

Até a sexta-feira, pesquise a evolução do preço do produto que pretende adquirir, além das condições de pagamento disponíveis. No dia da promoção, confira se o produto faz parte da Black Friday e compare seu preço com os que você havia pesquisado.

Uma dica que pode ajudar a fazer essa monitoração é utilizar sites de comparação de preços. “Caso você não possa fazer a sua própria pesquisa, vale a pena consultar esses sites para conferir se o produto que você deseja está mesmo em promoção”, informa.
 

Confira se o produto está disponível

Outro motivo para ficar atento antes de adquirir um produto é conferir se ele existe de fato no estoque da loja. Segundo o Procon, há registros de casos em que o consumidor comprou um artigo pelo preço promocional mas a loja não entregou alegando falta de estoque.

O Procon alerta: "Se isso acontecer, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta, aceitar um outro produto pelo mesmo preço pago ou ainda receber de volta o dinheiro que pagou”.

Cuidado com sites falsos e preços muito baratos

Sites falsos são praticamente idênticos aos originais. Portanto, suspeite de ofertas muito tentadoras.  Além disso, suspeite dos anúncios recebidos por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.

De acordo com o Procon, fraudadores utilizam esses aplicativos para promover seus golpes, oferecendo produtos com grandes descontos mas que, na verdade, jamais serão entregues depois de efetuado o pagamento.

Outra coisa para ficar ligado é: não se impressione com os cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. “Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito”.

Não clique em qualquer link

Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS. Se quiser entrar no site de alguma empresa, digite o endereço eletrônico dela no navegador de seu computador. Não entre pelo link fornecido.

Se o site oferece como opções de pagamento apenas o Pix, o boleto bancário e a transferência bancária, desconfie. Prefira negociar com lojas virtuais que aceitam pagamento com cartão de crédito ou de débito.

O que é um site seguro?

Para confiar em um site, ele deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. Além disso, vale ficar atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e as avaliações da empresa. 

No momento da transação, confira se no canto superior esquerdo da tela há um cadeado fechado. Isso significa que a conexão é segura. Não só isso: atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

Proteja seus dados

É importante ressaltar que o consumidor forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais. Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses, por exemplo. O Procon alerta que eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas. 

Outras medidas de segurança

Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor. Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)