(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMPLIAÇÃO

Aeroporto de Uberlândia passa a receber 3,9 milhões de passageiros no ano

Reforma do aeroporto, iniciada em 2019, foi entregue na última segunda-feira (25/10), com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes


26/10/2021 11:38 - atualizado 26/10/2021 11:55

funcionário atravessa pista no remodelado aeroporto de Uberlãndia
Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve presente durante a inauguração do novo aeroporto de Uberlândia. (foto: Ricardo Botelho/Ministério da Infraestrutura/Reprodução)
A ampliação do aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi inaugurada na última segunda-feira (25/10). Com recursos de R$ 29,75 milhões, o terminal Tenente-Coronel Aviador César Bombonato estava em obras desde 2019. A capacidade de atendimento foi dobrada e o aeroporto passa a receber mais de 3,9 milhões de passageiros por ano. Antes, o local recebia em média 1,7 milhões de pessoas.
 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, abriu a solenidade e pontuou a importância da ampliação para a economia brasileira, uma vez que a medida representa mais do que uma preparação para a concessão.
 
“Significa oferecer mais segurança, conforto, oferta de assentos e, consequentemente, buscar a queda das tarifas. Mais que duplicamos nossa capacidade atender passageiros e de absorver a demanda crescente que virá desta região, pelo agronegócio, pela agroindústria e seus outros potenciais”, pontou o ministro, durante a inauguração do terminal.
 
O aeroporto de Uberlândia é o segundo maior em movimentação do estado de Minas Gerais e o 3º de toda a região central do Brasil – com transporte nacional de passageiros e cargas.
 
No térreo do terminal, funcionam a parte de inspeção de passageiros e áreas comerciais. O primeiro pavimento é destinado às companhias aéreas, ao apoio às áreas comerciais, auditório e locais para treinamentos internos, além de acesso às galerias técnicas – já o segundo pavimento possui um mirante com áreas comerciais e a fachada do aeroporto ganhou nova cobertura para embarques e desembarques. O setor de restituição de vagagens ganhou duas esteiras e também foram instalados novos elevadores e sanitários.
 
Ministro Tarcísio de Freitas e prefeito Odelmo Leão visitam instalações do aeroporto de Uberlândia
À esquerda de camisa azul o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP) e à direita o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. (foto: foto: Prefeitura de Uberlândia/Reprodução)
“Felizmente conseguimos sensibilizar o governo, mas também sua inclusão na rodada de concessões dos aeroportos brasileiros, o que consideramos outra ação essencial para que tenhamos um terminal à altura de nossa cidade, vocacionada ao uso intenso de passageiros e cargas”, disse o prefeito Odelmo Leão (PP), durante discurso.
 
Atualmente, o local está sob administração da empresa pública Infraero, mas a situação deva mudar a partir do próximo ano. Em agosto, o Ministério da Infraestrutura anunciou que junto ao terminal Santo Dumont (RJ), o aeroporto de Uberlândia será inserido na 7ª e última rodada de concessões aeroportuárias, prevista para ocorrer em 2022.
 
Ainda na segunda (25/10) o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, al lado da equipe do Poder Executivo de Uberlândia, também participou da inauguração da trincheira sobre a BR-365 entre os bairros Taiaman e Dona Zulmira.
 
As obras do trecho foram coordenadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e receberam um investimento de R$ 29,7 milhões. As pistas foram duplicadas para o tráfego dos veículos da rodovia em desnível com dois viadutos superiores para passagem do trânsito local, além de passagens de pedestres.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)