(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AGRONEGÓCIO

Colheitômetro: tecnologia monitora em tempo real números das safras do país

Novidade no mercado, a ferramenta compartilha em tempo real a produtividade das colheitas no Brasil; saiba como funciona


02/08/2021 18:39 - atualizado 02/08/2021 19:33

Nova tecnologia, Colheitômetro permite acompanhamento em tempo real da produtividade safra brasileira (foto: NEW Holland/Divulgação)
Nova tecnologia, Colheitômetro permite acompanhamento em tempo real da produtividade safra brasileira (foto: NEW Holland/Divulgação)
Mostrar em tempo real os números da colheita das principais commodities agrícolas brasileiras. Este é o objetivo do Colheitômetro, uma tecnologia desenvolvida pela New Holand Agriculture, marca da CNH Industrial.

A iniciativa faz parte de uma homenagem aos agricultores e agricultoras do país e utiliza fontes oficiais para obtenção dos dados. 

O público interessado poderá acessar o Colheitômetro pela internet ou no painel físico, na fábrica da empresa em Curitiba (PR). A intenção, segundo a empresa, é que novos painéis como este sejam instalados em outras cidades do país. A aparência do painel se assemelha aos já conhecidos vacinômetros e impostômetros

“Nossa intenção é mostrar para a população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o país”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul. 

Como funciona o Colheitômetro? 

A novidade permite mostrar dados de produção, em toneladas, das culturas de soja, milho, arroz, cana e trigo. Além disso, o painel mostra os valores em reais que essa produção representa. 

Para fazer essas operações, o Colheitômetro utiliza informações oficiais, atualizadas em tempo real, com base no histórico e no cruzamento de dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), IBGE e Cepea-Esalq/USP e de outras fontes. Através de algoritmos internos, esses dados são incrementados conforme as previsões de colheita.

Números do agronegócio 

Os números crescentes do agronegócio motivaram a criação do Colheitômetro. Na avaliação da New Holland, a maioria das pessoas desconhece a relevância que a agricultura tem para o país, seja pelo volume produzido ou pela contribuição econômica. Com a tecnologia, o contato da população com os resultados do campo será maior.

Para o diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul, Gustavo Taniguchi, a ferramenta tem o propósito de mostrar a força do agronegócio e dialogar com toda a sociedade. “A ideia por trás dessa ferramenta é, no fundo, construir, por meio do conhecimento, uma ponte entre campo e cidade'', comenta. 

O agronegócio brasilero é responsável, atualmente, por 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em 2020, o setor foi responsável por 48% das exportações totais do Brasil, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, do Ministério da Agricultura.   

Na última década, enquanto o PIB brasileiro encolheu 5,5%, o da agropecuária cresceu 2,7% (foto: New Holland/Divulgação)
Na última década, enquanto o PIB brasileiro encolheu 5,5%, o da agropecuária cresceu 2,7% (foto: New Holland/Divulgação)
Na última década, enquanto o PIB brasileiro encolheu 5,5%, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o da agropecuária cresceu 2,7%. O agronegócio brasileiro, ainda, forneceu commodities para 772,6 milhões de pessoas no planeta no último ano, de acordo com estudo divulgado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o mesmo estudo, na última década a participação brasileira no mercado mundial de alimentos passou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, com destaque para soja, milho, algodão, carnes e produtos florestais. Em relação à geração de empregos, no acumulado de 2020, segundo o Ministério da Economia, a agricultura gerou 61.637 vagas de trabalho.


 
* Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)