(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDUÇÃO

Copasa é autorizada a reduzir valor nas contas de água em Minas Gerais

Resolução aprovada pela Arsae-MG foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira e permite aplicação das novas regras a partir de 1º de agosto


29/06/2021 19:46 - atualizado 29/06/2021 20:50

Redução na conta de água é inédita
Redução na conta de água é inédita (foto: Pixabay/reprodução)
As contas de água ficarão mais baratas em Minas Gerais a partir de agosto. A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) divulgou nesta terça-feira (29/6), no Diário Oficial do Estado, a resolução que autoriza a redução de, em média, 1,52% na conta. Além de unificação geral da tarifa de esgoto.
 
Enquanto a energia elétrica encarece, a redução aprovada para as contas de água em Minas é inédita e entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

Segundo a Arsae-MG, essa alteração representa o valor de 74% da tarifa de água, bem inferior aos 100% atuais para quem tem o esgoto tratado.
 
Na publicação, a agência reguladora autoriza a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a aplicar as novas regras para o próximo ciclo tarifário, que começa neste ano e vai até 2025.
 
Após reuniões e processos de estudos com participação da sociedade, a resolução nº154/2021 conclui a 2ª Revisão Tarifária da Copasa. Apesar da boa notícia, ainda é preciso analisar a aplicação dessa mudança para cada região atendida pela companhia no estado.
 
Segundo a Copasa, é necessário analisar todos os documentos relacionados à publicação, para concluir como as mudanças chegarão para os consumidores.

A redução no valor final da conta vai depender do volume consumido e da categoria em que o usuário está inserido.
 
A Arsae-MG garante que a “grande maioria vai perceber uma redução das suas faturas”. Sendo que mais de 80% da população que possui algum serviço de tratamento de esgoto perceberá uma redução de até 15%.

Um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5m³, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.
 
"Hoje temos um índice inflacionário no Brasil chegando a 32% e a nossa tarifa média está com redução de 1,52%. Ou seja, além de não ter o reajuste pela inflação, está havendo uma redução histórica nas contas. Outro ponto importante é a unificação da taxa de esgoto, com a redução do subsídio", explica o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret.
 
"Assim, faz-se a justiça tarifária. Esta revisão busca a menor tarifa possível desde que disponíveis recursos para que a Copasa possa operar e investir dentro do nível necessário para o Novo marco do Saneamento", finalizou Claret.

*Estagiária sob supervisão da subeditora Kelen Cristina


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)