(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIMENTO E EMPREGOS

Nova Lima terá empreendimentos de R$ 25 bilhões e 10 mil empregos diretos

Obras de parque industrial para fabricação de veículos elétricos devem começar neste ano. Também será implantado sistema de transporte público elevado na cidade


25/05/2021 20:52 - atualizado 25/05/2021 21:28

Assinatura dos memorandos de entendimentos para a instalação do parque industrial e do sistema de transporte público elevado em Nova Lima(foto: Lívia Bastos/Divulgação )
Assinatura dos memorandos de entendimentos para a instalação do parque industrial e do sistema de transporte público elevado em Nova Lima (foto: Lívia Bastos/Divulgação )
A Prefeitura de Nova Lima e a Bravo Motor Company do Brasil assinaram, nesta terça-feira (25/5), memorandos de entendimentos para a instalação de um parque industrial para fabricação de veículos elétricos e de implantação de um sistema de transporte público elevado na cidade. 

 

A chegada dos empreendimentos, que receberão investimento de aproximadamente R$ 25 bilhões, segundo a prefeitura, é resultado da estratégia de diversificação econômica da cidade, com a atração de empresas sustentáveis e inovadoras.


A estimativa é de que mais de 10 mil empregos diretos sejam criados com a instalação da planta industrial que, de acordo com o prefeito João Marcelo Dieguez, será referência mundial. 

O início das obras está previsto para o quarto trimestre de 2021, enquanto o começo da produção deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2023.

O evento foi realizado na Fundação Dom Cabral, escola de negócios parceira no desenvolvimento e fomento à inovação, localizada no Alphaville Lagoa dos Ingleses.

Para Dieguez, o acordo representa um marco na história do município e do estado: “Em mais de 320 anos, hoje será marcado como o dia em que Nova Lima se inseriu na vanguarda da inovação mundial.  Teremos a primeira fábrica de carros elétricos da América Latina instalada na nossa cidade”. 

O acordo também foi celebrado pelo vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, uma das autoridades presentes à solenidade. “A Bravo significa o futuro, a ciência, tecnologia, sustentabilidade e cooperação. Nova Lima, que tem toda uma tradição na mineração, agora, também é o futuro”, declarou.

Parque Industrial


A instalação do Parque Industrial Colossus Cluster ocorrerá na Região Noroeste de Nova Lima, próximo à BR-040, e prevê a fabricação de veículos e motores elétricos, células e packs de baterias, sistemas de armazenamento, entre outros equipamentos utilizados no transporte compartilhado. 

Os veículos elétricos produzidos no parque terão como principal aplicação o transporte compartilhado, podendo ser fabricados diversos modelos, como ônibus, vans e carros de pequeno porte.

Eles vão utilizar tecnologia de última geração, tais como algoritmos de Inteligência Artificial, proporcionando maior conforto, agilidade e segurança aos usuários.

Sistema de transporte público


O Sistema Bondi utiliza infraestrutura inteligente para o transporte público de pessoas, bens, energia, água e dados de forma eficiente, por meio de fontes de energia renováveis, sem causar impactos ao meio ambiente. 

É uma estrutura aérea, de baixo custo, quando comparada a outros sistemas de transporte público, que ocupa pouco espaço. Além disso, é capaz de gerar energia para seu próprio consumo e fornecer o excedente produzido para utilização do município.

Embora não faça parte do memorando, já existe a intenção de expandir o sistema, no futuro, ligando o centro histórico de Nova Lima à Lagoa dos Ingleses, em uma extensão de 28 km dentro do território municipal.

Decreto Municipal de Liberdade Econômica


Durante o evento, a Prefeitura de Nova Lima também assinou o Decreto Municipal de Liberdade Econômica. Com a decisão, o órgão passa a estar em acordo com uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, que reduz a burocracia e os entraves para a criação e o desenvolvimento dos empreendimentos. 

A norma tem o objetivo de garantir aos empreendedores locais a simplificação do exercício de qualquer atividade econômica, como já ocorre em outros municípios, independentemente de autorização de órgãos públicos.

A exceção são os casos previstos em lei. No total, mais de 642 atividades econômicas se enquadram no quesito.
 
*Estagiária sob supervisão  da subeditora Kelen Cristina


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)