Quem não aproveitou a black friday, megaevento de descontos promovido na última sexta-feira (27), tem mais uma chance de fazer compras vantajosas. Nesta segunda-feira (30) também não vão faltar boas ofertas, pois é dia de cyber monday.
Trata-se de mais uma tradição importada dos Estados Unidos para aquecer o comércio no segundo semestre do ano, com pechinchas tão atrativas quanto as da black friday. A cyber monday, porém, é voltada exclusivamente ao e-commerce, com foco na venda de eletroeletrônicos.
O grande destaque do evento este ano são as vendas ao vivo, também chamadas de live streaming commerce. O método é uma espécie de atualização dos antigos canais de compras, como o shoptime: os vendedores apresentam os produtos ao vivo à audiência, que faz as compras via aplicativo ou site.
A moda surgiu entre varejistas chineses e acabou pegando no ocidente. No Brasil, as transmissões costumam ser animadas por artistas. Na black friday do ano passado, por exemplo, a Magazine Luíza apostou na novidade e contratou Luciano Huck para comandar a festa do consumo.
O modelo de vendas vem ganhanho força em todo o mundo. Dados da consultoria iiMedia apontam que o faturamento global proporcionado por esse formato será de 129 bilhões de dólares em 2020 - crescimento de 111% em relação a 2019.
Nesta segunda-feira, diversas lojas brasileiras vão realizar lives de vendas. Por exemplo, a Imaginarium, que promete descontos de até 66% em seus produtos. A live será transmitida na plataforma Mimo, a partir de 22h.
No canal do YouTube Brasil, ao menos 120 pequenas e médias empresas também farão lives, que começarão a partir de 17 horas. Elas fazem parte do projeto Na Vitrine, da Google, dedicado a negócios de menor porte. As transmissões serão divividas por categorias, como moda, alimentação, bebidas, beleza, tecnologia e livros.