(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PIB brasileiro encolhe 1,5% no primeiro trimestre, por causa da pandemia

Queda interrompe sequência de quatro trimestres seguidos de crescimento e é o menor resultado para o período desde 2015, quando a atividade econômica do país encolheu 2,1%


postado em 29/05/2020 09:21 / atualizado em 29/05/2020 09:47

(foto: Evaristo Sá/AFP)
(foto: Evaristo Sá/AFP)
Afetada pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a atividade econômica do país encolheu 1,5% no primeiro trimestre na comparação com último trimestre do ano anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2019, a queda não foi tão acentuada e o PIB recuou 0,3%.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, a soma dos bens e serviços produzidos no Brasil nos três primeiros meses do ano chegou a R$ 1,803 trilhão.

A queda do PIB do primeiro trimestre deste ano interrompe a sequência de quatro trimestres de crescimentos seguidos e marca o menor resultado para o período desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012.

De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a retração da economia foi causada, principalmente, pelo recuo de 1,6% nos serviços, setor que representa 74% do PIB. A indústria caiu 1,4%, enquanto a agropecuária cresceu 0,6%.

“Aconteceu no Brasil o mesmo que ocorreu em outros países afetados pela pandemia, que foi o recuo nos serviços direcionados às famílias devido ao fechamento dos estabelecimentos. Bens duráveis, veículos, vestuário, salões de beleza, academia, alojamento, alimentação sofreram bastante com o isolamento social”, explicou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)