(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineira vence campeonato de preparo de café e vai representar o Brasil no Mundial de Baristas

Júlia Fortini venceu o Campeonato Brasileiro de Brewers, uma das três competições nacionais realizadas durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte


postado em 26/11/2019 14:42 / atualizado em 26/11/2019 15:09

Júlia Fortini, da Academia do Café, se classificou para o Mundial, que será ano que vem, na Austrália(foto: Divulgação)
Júlia Fortini, da Academia do Café, se classificou para o Mundial, que será ano que vem, na Austrália (foto: Divulgação)

O maior estado produtor de café do país terá, pela primeira vez, uma representante na principal competição de baristas do mundo. A mineira Júlia Fortini conquistou no último fim de semana o Campeonato Brasileiro de Preparo de Café (Brewers), uma das três competições nacionais realizadas durante a Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte. 

A competição de brewers valoriza a habilidade no preparo de cafés filtrados. "Os juízes avaliam o processo como um todo. O café tem que ser o melhor, mas não adianta ser o melhor se você não consegue definir o que ele é. Tem que falar exatamente o que os juízes vão sentir: se tem nota de pêssego, acidez cítrica de limão, o aroma... eles avaliam tudo", conta Júlia, barista desde 2006. 

Júlia é da quinta geração de uma família produtora de cafés especiais e que criou, em Belo Horizonte, a Academia do Café, cafeteria e escola de baristas que funciona em dois endereços: no Funcionários e na Savassi. Para a competição, Júlia escolheu o café Gesha 1931, produzido em uma fazenda no sudoeste da Etiópia, na região de Bench Maji. 

"A partir do momento que você escolhe o café, tem que escolher o melhor método para que as notas fiquem nítidas para os juízes. Além disso, conta muito a forma como é apresentado, contato visual, limpeza, organização", conta.

Agora, Júlia se prepara para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Baristas, de 4 a 7 de maio, em Melbourne (Austrália). A competição vai reunir mais de 100 baristas de diversas partes do mundo.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)