(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espionagem chinesa? A polêmica envolvendo a bancada de Bolsonaro

A Huawei está no país há duas décadas, onde atua em diferentes áreas: da venda de smartphones ao cabo submarino de fibra óptica que liga o Brasil ao continente africano


postado em 18/01/2019 06:00 / atualizado em 18/01/2019 10:07

(foto: Arte/Soraia Piva)
(foto: Arte/Soraia Piva)

Nas últimas horas, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro andaram discutindo nas redes sociais a aproximação entre parlamentares do PSL e empresas chinesas de tecnologia, em especial a Huawei (foto), que vem sendo alvo de uma série de investigações em países como Estados Unidos e Alemanha. Teme-se a possibilidade de o contato avançar e o governo vir a fechar contratos na área de identificação facial. Para os alarmistas, os brasileiros passariam a ser bisbilhotados pela China. Nessa história, parece que a memória é curta. A Huawei não é estranha aos brasileiros. A empresa está no país há duas décadas, onde atua em diferentes áreas: da venda de smartphones ao cabo submarino de fibra óptica que liga o Brasil ao continente africano. Para os esquecidos, vale lembrar também que, em 2015, o site WikiLeaks revelou que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) andou xeretando vários chefes de Estado, inclusive a então presidente Dilma Rousseff.


Fiesp contra a concentração bancária

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) acha que a economia brasileira vai avançar 2,5% em 2019, conforme relatório divulgado ontem. No documento, além de listar os principais entraves que afetam os negócios (tributação e burocracia excessivas, por exemplo), a entidade também elenca medidas que poderiam ser tomadas para o país recuperar o crescimento sustentável. Segundo a Fiesp, a redução da concentração bancária é uma delas.

Grendene condenada por publicidade infantil

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo condenou a Grendene, em segunda instância, pela publicidade infantil da linha de calçados “Hello Kitty Fashion Time”. A decisão foi unânime: os três desembargadores que analisaram o processo entenderam que a campanha estimulava a “adultização” precoce, especialmente de meninas, além de vender a ideia de que as crianças deveriam possuir o produto para ser socialmente aceitas. A empresa deverá pagar multa, de valor ainda indefinido.

0,29% foi quanto cresceu a atividade econômica em novembro do ano passado na comparação com outubro, segundo o IBC-Br, do Banco Central. O índice, o sexto consecutivo a sinalizar alta, mostra a retomada dos negócios no país, mas em ritmo distante do ideal

"O Vale do Silício dá essa sensação de que você tem que estar aqui. Mas não é o único lugar para estar. Se eu estivesse começando agora, eu teria ficado em Boston. O Vale do Silício é focado no curto prazo, e isso me incomoda”
. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

 

RAPIDINHAS

. Maior empresa de e-commerce de vinhos do país, a wine.com.br terá novo comandante. O executivo Marcelo D’Arienzo entrará no lugar do atual presidente Rogério Salume, que fundou a companhia há 10 anos. A transição vinha sendo negociada há dois anos, desde que o fundo de investimento Península, do empresário Abilio Diniz, entrou como sócio da Wine.

. A Azimut-Benetti, fabricante italiana de iates que tem um estaleiro de fabricação em Santa Catarina, está com quase toda a sua produção de 2019 já encomendada. O CEO da empresa no Brasil, Davide Breviglieri, afirma que tudo caminha para ser o melhor período da história da marca em águas brasileiras.

. A fornecedora de soluções em tecnologia Sankhya, atualmente com mais de 10 mil clientes, está em busca de parceiros interessados em abrir unidades de negócios no interior do Brasil. Essa estratégia de expansão é um dos pilares da companhia para atingir o faturamento de R$ 220 milhões em 2019, crescimento de 30%  ante 2018.

. Em nota enviada a este colunista, Marcelo Doll, presidente do Grupo DPSP, formado pelas redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, “nega que está em negociação para assumir o mesmo cargo na varejista de moda Marisa”. O comunicado também diz que Doll “não está em nenhuma tratativa com a rede de moda feminina”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)