Publicidade

Estado de Minas ECONOMIA

País terá problema com energia se tiver crescimento robusto, diz Moreira Franco

"Porque não estamos produzindo a energia necessária para sustentar o crescimento de 2,5% por alguns anos", disse o ministro de Minas e Energia


postado em 05/12/2018 11:27 / atualizado em 05/12/2018 12:05

Moreira Franco(foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR )
Moreira Franco (foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR )

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, comentou nesta quarta-feira, 5, que o Brasil terá um problema no fornecimento de energia elétrica, caso volte a apresentar um crescimento robusto da economia. "Porque não estamos produzindo a energia necessária para sustentar o crescimento de 2,5% por alguns anos", disse, durante evento em São Paulo, no qual lembrou a estimativa de crescimento de 3% do PIB.

Ele também destacou o fato de que o País deixou de investir em novas hidrelétricas com reservatórios e a crescente dependência do clima e das térmicas, mais caras e poluentes, para dar garantia ao suprimento.

"O desafio é gigantesco. O setor está estruturado dentro de uma realidade que não existe mais", afirmou o ministro, defendendo a mudança da estruturação do setor, classificada por ele atualmente como sendo "soviética", tendo em vista a organização inicialmente feita em cima de estatais, sem competição e que permite que as ineficiências sejam resolvidas sem a participação da sociedade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade