(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rubens Menin ganha prêmio de Empreendedor do Ano Global pela EY

Presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia foi escolhido entre empreendedores de 46 países


postado em 18/06/2018 10:17

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 22/02/2016)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 22/02/2016)

São Paulo – Rubens Menin, Presidente do Conselho da MRV Engenharia, foi reconhecido como o World Entrepreneur of the Year, durante a final mundial do Prêmio Empreendedor do Ano, realizado pela EY (Ernst & Young) em Monte Carlo, Mônaco.

O anúncio aconteceu na noite do sábado  passado (16) e reuniu empresários de 46 países. Esta é primeira vez que um empreendedor brasileiro é reconhecido como World Entrepreneur of the Year. Menin também é o primeiro empreendedor da América do Sul a receber a honraria.

Durante seu discurso de agradecimento, o executivo reforçou a importância da troca entre os empreendedores representantes de cada país. “A coisa mais importante destes belos dias que passei aqui [durante o evento] foram os empreendedores que conheci. Todas as empresas aqui querem mudar o mundo. E somos capazes de fazer isso", afirmou Menin.

"A etapa global do Empreendedor do Ano é o ápice de todo o nosso programa de empreendedorismo”, diz Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY para o Brasil. “Aqui, temos a oportunidade de reconhecer, premiar e disseminar todas as histórias de sucesso de nossos representantes de diversos países, além criar um momento de networking, onde há a chance de discutir novas tendências com vários outros empreendedores. Todos os finalistas estão de parabéns por serem exemplos de inovação, criatividade e sucesso", destaca.   

A premiação ocorreu no último dia de evento, que desde o dia 13 de junho apresentou uma extensa agenda de palestras.

Perfil

Rubens Menin deu início a sua história de conquistas no final dos anos 1970 – a partir de um pequeno terreno na Rua dos Maçaricos, endereço da zona norte de Belo Horizonte. Essa local recebeu o primeiro dos 300 mil imóveis que a MRV Engenharia construiu ao longo de sua história.

Em 1979, naquele lote, Menin, recém-formado e com 23 anos, realizou um sonho: com a ajuda dos pais e de dois primos, fez uma casa popular. Depois, fundou a MRV, junto aos primos. Hoje, um entre cada 200 brasileiros vive num imóvel construído pela MRV.

Menin presidiu a empresa por 35 anos – em 2014, assumiu a presidência do Conselho de Administração, delegando o comando para a segunda geração.

A empresa seguiu lucrativa, mesmo em meio à crise. A abrangência conquistada pela MRV no mercado nacional é impressionante: são 24 mil funcionários que executam a missão da empresa em mais de 140 cidades, em 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Histórico do prêmio


O Prêmio Empreendedor do Ano foi criado em 1986 pelo escritório da EY de Milwaukee, nos EUA. A ideia era motivar novos empresários que encaravam com criatividade as mudanças no ambiente empresarial nos anos 1980.

Devido à alta adesão ao prêmio americano, escritórios da EY no Reino Unido, Canadá e Austrália lançaram iniciativas semelhantes, e foram seguidos por outros. No Brasil, o Empreendedor do Ano é realizado desde 1998.

Em 2001, com a expansão do evento, foi criado o World Entrepreneur oftheYear, a etapa internacional da premiação. A festa reúne anualmente em Mônaco os grandes vencedores de cada país e premia o empreendedor de maior destaque em escala global. Atualmente, o prêmio é realizado em mais de 60 países, atraindo cerca de 9 mil empresários.

 Homenageados nas últimas edições do Prêmio World Entrepreneur Of The Year


• Murad Al-Katib, AGT Foods (exportação de alimentos), Canadá - 2017

• Many Stul, Moose Enterprise Holdings (brinquedos), Austrália - 2016

• Mohed Altrad, Altrad (construção), França - 2015

• Uday Kotak, Kotak Mahindra Bank (finanças), Índia – 2014

• HamdiUlukaya, Chobani (iogurte grego), Estados Unidos – 2013

• James Mwangi, Equity Bank Limited (microcrédito), Quênia – 2012

• Olivia Lum, HyfluxLimited (energia limpa), Singapura – 2011

• Michael Spencer, ICAP plc (finanças), Reino Unido – 2010

• Cao Dewang, Fuyao Glass Industry Group (indústria de vidro), China – 2009

• Dr.Jean-PaulClozel,ActelionPharmaceuticals (farmacêutico),Suíça – 2008

• Guy Laliberte, Cirque de Soleil (entretenimento), Canadá – 2007

• Bill Lynch, Imperial Holdings (indústria automotiva), África do Sul – 2006

• H. Wayne Huizenga, Huizenga Holdings (finanças), Estados Unidos – 2005

• Tony Tan Caktiong, Jollibee Food Corporation (alimentos), Filipinas – 2004

• Naryana NR Murthy, Infosys Technologies (tecnologia), Índia – 2003

• Stefan Vilsmeier, BrainLab (medicina), Alemanha – 2002

• Paolo Della Porta, SAES Getters (indústria), Itália – 2001

Sobre a EY

A EY é líder global em serviços de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria. Nossos insights e os serviços de qualidade que prestamos ajudam a criar confiança nos mercados de capitais e nas economias ao redor do mundo.

Com isso, desempenhamos papel fundamental na construção de um mundo de negócios melhor para nossas pessoas, nossos clientes e nossas comunidades. No Brasil, a EY é a mais completa empresa de Auditoria, Impostos, Transações Corporativas e Consultoria, com 5.000 profissionais que dão suporte e atendimento a mais de 3.400 clientes de pequeno, médio e grande portes.

A EY Brasil é referência na implementação de políticas de mobilidade corporativa, com destaque para o conceito de Escritório do Futuro – local que privilegia a colaboração, a flexibilidade e o engajamento das pessoas por meio de áreas comuns, rotatividade de estações de trabalho e otimização do uso de recursos tecnológicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)