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Estado de Minas

MRV tem lucro de R$ 202 milhões

Maior construtora residencial da América Latina registra alta de 43,4% no terceiro trimestre em relação ao período anterior


postado em 08/11/2017 06:00 / atualizado em 08/11/2017 07:47

Empreendimento sustentável no Bairro Buritis, em BH: apesar da crise, MRV manteve investimentos(foto: MR/Divulgação)
Empreendimento sustentável no Bairro Buritis, em BH: apesar da crise, MRV manteve investimentos (foto: MR/Divulgação)

A construtora MRV Engenharia e Participações S.A. registrou lucro líquido de R$ 202 milhões no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 43,4% em relação ao período anterior. Já a margem bruta foi de 34,1%, o melhor patamar dos últimos sete anos. Quanto maior a margem – que considera o percentual de lucro quando descontados custos de mercadorias e serviços –, maior a rentabilidade das vendas. Os resultados apresentados pela empresa mostram ainda lucro bruto de R$ 424 milhões, montante 10,7% maior em relação ao segundo trimestre. Os números de geração de caixa também são comemorados, com aumento de 12,1% em relação aos últimos três meses, alcançando R$ 116 milhões.


Maior construtora residencial da América Latina, a MRV manteve investimentos ao longo da crise financeira e, de acordo com o diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores, Leonardo Corrêa, a estratégia se traduz nos bons resultados da empresa. “A despeito da recessão, optamos por estar presentes em mais localidades e cidades. Um trabalho meticuloso em escolher os pontos e saber oferecer o imóvel certo no local de pouca oferta”, afirma Corrêa.


Trata-se do quarto trimestre consecutivo de aumento no volume de vendas e de lançamentos pela construtora, que, no último ano, investiu R$ 5 bilhões em novos empreendimentos e obteve R$ 5,6 bilhões em vendas brutas. No terceiro trimestre deste ano, a MRV lançou 9.134 unidades, sendo 26% delas em capitais, 26% em regiões metropolitanas e 48% em cidades do interior. Entre as razões para o bom desempenho, a empresa também atribui ao crescimento da procura por imóveis por meio da loja virtual.


A empresa elevou os lançamentos no período em 72,2% e mantém a estratégia de expansão de seu banco de terrenos, sobretudo em capitais e regiões metropolitanas. A rapidez na construção dos novos imóveis tem relação com a expansão do uso do alumínio na construção dos imóveis, um processo adotado pela construtora desde 2014. Atualmente, esse método corresponde a 58% dos empreendimentos.


Com foco no segmento econômico, todos os lançamentos foram elegíveis ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Grande parte dos negócios da empresa envolvem financiamentos pelo programa do governo federal Minha casa, minha vida. A construtora teve alta de 12,3% em vendas brutas de imóveis no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2017, atingindo R$ 1,55 bilhão.


A previsão é que a demanda de imóveis se mantenha em alta. “Vejo que o mercado está melhorando e, embora não tenha a sazonalidade do varejo, o setor imobiliário costuma ter uma atividade forte no quarto trimestre”, afirma o diretor da MRV.


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