(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pronatec e Uaitec ampliam oportunidades de emprego e renda em Minas

Programas de qualificação profissional são gratuitos e têm como foco a preparação para o mercado de trabalho


postado em 25/05/2018 09:00 / atualizado em 25/05/2018 10:24

Depois dos cursos de cervejeiro e de gestão, André Gomes e Lidiane Neres planejam lançar marca própria de cerveja(foto: Arquivo pessoal)
Depois dos cursos de cervejeiro e de gestão, André Gomes e Lidiane Neres planejam lançar marca própria de cerveja (foto: Arquivo pessoal)
Uma ideia na cabeça e duas oportunidades nas mãos. Foi assim que o casal André Gomes Ferreira e Lidiane Aparecida Neres se inscreveu em dois cursos do Pronatec Sedectes, uma das ações que vêm sendo desenvolvidas no estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


No ano passado, os dois fizeram os cursos de cervejeiro e de gestão de microempresas, ambos oferecidos pelo Pronatec, em Nova Lima. Segundo André, que tem formação em logística e pós-graduação em gestão de pessoas, os cursos se encaixaram como uma luva no sonho do casal. “Já estávamos pensando em fazer um curso de cervejeiro, aí eu vi um banner no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e nos inscrevemos”, conta André. “O segundo curso, de microempresas, complementou o primeiro e deu a base burocrática para que aprendêssemos noções de carga tributária e todas as etapas para a abertura de uma microempresa.”


André diz que o professor Felipe Viegas foi fundamental para o sucesso do curso. “Ele pesquisa muito sobre o tema, fez cursos na Alemanha e ainda nos levou para sua cervejaria, a Taberna do Vale, onde lecionava as aulas práticas.”

 


Apreciadores

 

Já a esposa, Lidiane, psicóloga e especialista em recursos humanos, destacou que o casal já apreciava a cerveja artesanal, por isso o interesse em criar um espaço para a produção da bebida. “Nossa ideia era produzir cerveja no estilo ‘home brew’, ou seja, como cervejeiros caseiros.” De acordo com Lidiane, com o curso de cervejeiro eles tiveram aulas teóricas e práticas, que eram realizadas aos sábados. “Conhecemos o processo de envase industrial e técnicas de produção utilizadas em microcervejarias”, comenta.

 
 psicóloga ressalta que os cursos foram extremamente ricos. “O que percebemos é que a parte teórica é muito importante durante o curso e que é preciso sempre estudar, unindo a teoria à prática.”


No momento, os dois estão a todo vapor construindo um espaço onde será a miniempresa de cerveja. Eles já até batizaram a bebida de ‘Matrimonial – a união do amor pela cerveja’ e compraram a maior parte dos equipamentos para iniciar a produção. Futuramente, pretendem ampliar a oferta de tipos de cerveja, oferecendo não somente a pilsen como também a India Pale Ale (IPA).

 

 

Formação continuada

Alunos do Pronatec Sedectes participaram, no ano passado, da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia realizada no Expominas(foto: Ariel Thêmis/Divulgação)
Alunos do Pronatec Sedectes participaram, no ano passado, da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia realizada no Expominas (foto: Ariel Thêmis/Divulgação)

Euler Darlan Neves, coordenador-geral do Pronatec Sedectes, explica que os interessados no programa não precisam, necessariamente, ter concluído o ensino regular. “A formação é continuada. São cursos que variam de 160 a 400 horas para pedreiro, cabeleireiro, assistente administrativo, programador web, padeiro, cervejeiro e muitos outros”, acrescenta.

 O Pronatec é um recurso do governo federal que o órgão estadual executa em Minas. O programa visa qualificar mão de obra para demandas específicas do mercado (eixos aeroportuário, cultural, cervejeiro etc.), além de fornecer também oportunidades para detentos e para pessoas com síndrome de Down.

 Em 2017, foram investidos R$ 2,5 milhões em recursos financeiros que vieram do Ministério da Educação (MEC), mas o estado entrou com a articulação e formatação dos cursos. Somente no ano passado, cerca de 1,3 mil pessoas foram beneficiadas pelo Pronatec Sedectes. Euler Darlan cita ainda dois outros projetos – o Mulheres Mil, específico para o empoderamento feminino, destinado a mulheres com vulnerabilidade social, seja por estarem desassistidas ou por ser vítimas de violência doméstica. Já o Pronatec Prisional prevê a qualificação de pessoas condenadas, visando a reinserção social.

Ensino democrático gera profissionais capacitados

(foto: O youtuber Thalles Júnior tem aulas de inglês duas vezes por semana no Uaitec, em unidade na Savassi)
(foto: O youtuber Thalles Júnior tem aulas de inglês duas vezes por semana no Uaitec, em unidade na Savassi)

Capacitação de qualidade, gratuita e com foco no mercado de trabalho. Essas são as bases da Rede Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, programa do Governo de Minas, também coordenado pela Sedectes, que oferece qualificação profissional por meio da implantação de uma rede de polos de educação a distância.

Para o youtuber Thalles Júnior, de 25 anos, as aulas de idiomas do Uaitec o ajudarão no trabalho. Estudante de publicidade e propaganda da UNA/Liberdade, ele é funcionário de uma empresa norte-americana que presta serviços para empresas brasileiras. “Preciso do inglês, então pra mim essas aulas têm sido ótimas.”

Thalles se inscreveu no programa pela internet, depois que um amigo o apresentou ao projeto. A sala fica na Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e as aulas são às segundas e quartas, das 17h45 às 18h45.

O publicitário pretende, no futuro, crescer na empresa em que trabalha e, quem sabe, atuar no exterior. Thalles fará, inicialmente, quatro meses de curso.

 

Polos de conhecimento

A Rede Uaitec busca ampliar, democratizar e interiorizar o acesso a conteúdos pedagógicos que sirvam para a qualificação e requalificação da mão de obra e para a formação profissional. Os polos são implantados em diferentes municípios do estado e já somam mais de 100 unidades.

Cada polo Uaitec conta com duas salas de educação a distância, com capacidade média de 25 alunos em cada uma, conectadas por um sistema de videoconferência, TVs de LED, lousa interativa digital com sistema multimídia, salas de informática, acesso aos laboratórios virtuais, a várias bibliotecas virtuais, sendo os ambientes acessíveis a portadores com deficiência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)