(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FINIT

Minas se prepara para mais uma edição da maior feira de tecnologia da América Latina

Prevista para setembro, 3ª edição da Finit vai receber milhares de empresários, investidores, estudantes e curiosos em evento com o que há de mais recente em conhecimento tecnológico, empreendedorismo e novas ideias


postado em 24/05/2018 09:00 / atualizado em 24/05/2018 09:14

Segunda edição da Finit, em 2017, teve aumento de 50% no público: reuniu cerca de 75 mil pessoas em cinco dias de evento(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)
Segunda edição da Finit, em 2017, teve aumento de 50% no público: reuniu cerca de 75 mil pessoas em cinco dias de evento (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A.Press)

Milhares de pessoas, centenas de instituições e dias inteiros de conteúdo. Tudo envolto no que há de mais recente em termos de conhecimento tecnológico, empreendedorismo e novas ideias. É esse o cenário que se encontra ao visitar aquela que já é considerada a maior feira de inovação da América Latina: a Finit. A sigla resume bem a proposta do evento, que neste ano deve ocorrer na primeira semana de setembro. A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia reúne em um só lugar grandes empresas, startups, pesquisadores, estudantes e quem mais estiver em busca das novidades apresentadas dentro da enorme gama de atrações disponíveis em vários dias de atividades.

 

O evento, que acontece anualmente no Expominas, em Belo Horizonte, já passou por duas edições e, em pouco tempo, alcançou números significativos. Quando fez sua estreia em 2016, a feira – que é uma iniciativa do governo de Minas – atraiu cerca de 50 mil visitantes durante cinco dias de atividades. Foram mais de 200 instituições envolvidas e aproximadamente 500 horas de conteúdo. Números que impressionam, dada a novidade da experiência na capital mineira.

 

O ano seguinte foi além, e comprovou o interesse dos mineiros em vivenciar uma grande experiência tecnológica e dos empreendedores e demais instituições envolvidas em compartilhar conhecimento e encontrar oportunidades de negócios promissoras. Segundo dados da organização do evento, a Finit teve um aumento de 50% no número de visitantes em 2017, saltando para 75 mil pessoas, que tiveram à disposição mais de 700 horas de conteúdo em cinco dias de feira.

Para todos

Mas o que atrai um público tão grande para um evento como este e leva até mesmo leigos em tecnologia e negócios a querer participar? O segredo pode estar justamente na diversidade das atrações distribuídas no decorrer da feira. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), a Finit funciona como catalisadora de tudo o que acontece no estado em tecnologia. “Temos espaços para crianças, adolescentes, curiosos, empresários, investidores. Enfim, qualquer pessoa pode participar”, informa a secretaria.

 

 

E é a busca pelo frescor das ideias inovadoras e das novidades tecnológicas que leva tanta gente a se inscrever nos eventos que compõem a feira. Opções, aliás, não faltam. Difícil mesmo é escolher o que acompanhar diante de tantas palestras, encontros, workshops e rodadas de negócios.
No último ano, por exemplo, um dos principais eventos da feira foi a Campus Party, considerada a maior experiência tecnológica do mundo, que levou ao Expominas mais de 5 mil campuseiros, sendo que 1,2 mil acamparam no centro de convenções de BH. Essa é uma das explicações para a presença de tantos jovens na Finit, já que a Campus Party atrai principalmente esse público, com temas ligados a games, inovação, criatividade, ciência, tecnologia e entretenimento digital.

Legado

Para o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o objetivo da última edição em Minas foi cumprido. “Foi um grande sucesso. Tivemos recorde de público e de participação nas palestras, workshops e hackthons”, relembra.

 

 

Farruggia ressalta que o objetivo é sempre deixar um legado para as regiões em que o evento passa, seja por meio de discussões e troca de conhecimento, seja com programas que aproximem a comunidade mais carente da tecnologia. “Acredito que eventos do porte da Campus Party ou da Finit devem, sim, se preocupar com o que estão deixando àqueles que participam e também para toda a comunidade envolvida”, conclui.

 

Entre as heranças deixadas a cada edição da feira, o fomento à cultura da inovação e tecnologia é o que deve agregar mais ao estado, permitindo que Minas encontre caminhos para diversificar a economia. De acordo com a Sedectes, o objetivo do governo é aproximar o estado da revolução tecnológica. “Queremos aproximar as pessoas dessa realidade e fortalecer o movimento. Esse é um caminho sem volta”, destaca a secretaria.

 

Quando se fala em inovar, no entanto, os resultados tendem a romper fronteiras, como observa Vera Crósta, coordenadora-geral da Conferência Anpei de Inovação, realizada no último ano durante a Finit. “Um encontro como esse é muito importante para o ecossistema de inovação do país, pois traz importantes atores nacionais e internacionais de todos os tipos e portes e faz uma interlocução muito interessante entre eles, baseada no modelo da hélice tripla: governo, empresas e universidades”, ressalta. Ela destaca que esse alinhamento é fundamental para a inovação em um país como o Brasil.

O que esperar para 2018

Arena de Negócios conecta empresas, startups e investidores a partir de soluções para demandas do mercado(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)
Arena de Negócios conecta empresas, startups e investidores a partir de soluções para demandas do mercado (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A.Press)

Os resultados das duas primeiras edições deixam claro que a Finit encontrou terreno fértil para crescer no estado. O cenário é favorável, já que, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Minas tem hoje o maior número de universidades federais e incubadoras de empresas do país. É também o segundo estado em número de startups, tem cinco parques tecnológicos e atrai grandes empresas mundiais com foco em tecnologia, como é o caso da gigante Google.

 

Por essa razão, a expectativa é voltar a bater recorde de público e ampliar o número de atividades desenvolvidas no decorrer da feira, prevista para o início de setembro. “No ano passado, tivemos um grande envolvimento do público e em 2018 a expectativa é atingir um número ainda maior de pessoas. O objetivo é que a Finit possa mostrar tanto para os mineiros quanto para o Brasil e o mundo a inovação em nosso estado”, destaca a Sedectes por meio da subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de Minas.

Experiências
Para este ano, estão previstos quatro grandes eventos. Novamente, a Campus Party Minas Gerais vai acontecer dentro da feira, com a possibilidade de os participantes vivenciarem uma grande experiência tecnológica, com atrações de entretenimento, games, palestras e workshops enquanto acampam no Expominas.

 

 

Na Arena de Negócios, o foco principal é conectar grandes empresas, startups e investidores. Nesse ambiente, oportunidades de negócios são potencializadas quando empresas de base tecnológica apresentam novas soluções para demandas do mercado.

 

Já a Arena Experience e a Arena Criativa focam principalmente na troca de conhecimentos, compartilhamento de experiências e divulgação científica. Ambos são abertas ao público. No caso da Arena Criativa, é uma ótima oportunidade para crianças e adolescentes darem os primeiros passos no universo da criatividade e inovação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)