(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EM ganha 1º Prêmio Nippon de Jornalismo com reportagens sobre a imigração japonesa

Série 'Da terra ao aço' conta a história dos primeiros japoneses no Brasil e seu legado no Vale do Aço


postado em 20/02/2018 21:57 / atualizado em 20/02/2018 23:43

Marta Vieira e Gustavo Werneck receberam o prêmio das mãos de Kazuhiro Egawa, diretor da Nippon(foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)
Marta Vieira e Gustavo Werneck receberam o prêmio das mãos de Kazuhiro Egawa, diretor da Nippon (foto: Carlos Marcelo/EM/D.A Press)

O Estado de Minas venceu nesta terça-feira o 1º Prêmio Nippon de Jornalismo, com a série de reportagens “Da terra ao aço". O trabalho, assinado pelos jornalistas Marta Vieira, Gustavo Werneck e Luiz Ribeiro (textos) e Tulio Santos (fotos), narra a história dos 110 anos da vinda dos primeiros japoneses para o Brasil e dos 60 anos de presença e do legado deixado pelos pioneiros no Vale do Aço, em Minas. Em 1908, o navio Kasato Maru ancorou no Porto de Santos e, desde então, os imigrantes do país oriental se destacam pela expressiva contribuição para a economia, na indústria, agricultura e infraestrutura no Brasil.

 

Em Minas, um destaque especial: dessa parceria comercial entre Brasil e Japão surgiu a Usiminas, um dos maiores complexos siderúrgicos das Américas. O 1º Prêmio Nippon de Jornalismo é promovido pelo grupo japonês Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), líder mundial em produção integrada de aço.

 

“A gente se sentiu muito honrada em fazer esta série, contar a história de pessoas que vieram do outro lado do mundo. É uma história que poucos mineiros conhecem”, afirma Gustavo Werneck. “Além do reconhecimento, a gente aprendeu muito na apuração: o encontro de duas culturas no interior de Minas”, completa Marta Vieira. O repórter Luiz Ribeiro também destaca o reconhecimento das reportagens, publicadas entre 14 e 16 de janeiro: "Honrado por ter contribuído neste trabalho, ao lado de colegas tão brilhantes e compromissados com o bom jornalismo”.

 

De acordo com diretor da NSSMC, Kazuhiro Egawa, a decisão dos jurados foi acertada. “A excelência do texto foi decisiva para a escolha”, diz Egawa. “O reconhecimento do 1 º Prêmio Nippon de Jornalismo, além de todo o simbolismo, é muito importante para o EM, porque é mais um sinal de que o caminho é a aposta em reportagens diferenciadas e aprofundadas, que ajudam a contar a história de Minas Gerais por meio de seus personagens”, destaca Carlos Marcelo, diretor de redação do EM.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)