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Estado de Minas

Mecânicos da Latam denunciam substituição de técnicos por "encarregados"

Segundo carta enviada pelos trabalhadores ao presidente da companhia, substituições na manutenção, terceirização e tempo marcado para realizar o trabalho pode colocar em risco a segurança. Companhia aérea afirma que operações são seguras


postado em 19/11/2015 15:13 / atualizado em 19/11/2015 15:33

Durante encontro de trabalhadores da companhia Latam, controladora da chilena LAN e da Brasileira TAM, realizado em Bogotá, na Colômbia, os mecânicos de aeronaves da América Latina encaminharam uma carta aberta ao presidente da companhia, Enrique Cueto, com alertas sobre a segurança aérea.

Na carta, os trabalhadores apontam que a substituição de pessoal técnico, com licença para trabalhar em aviões, por encarregados de operação de plataforma, segundo os trabalhadores com objetivo de reduzir custos de manutenção, estaria colocando em risco a segurança dos voos. Os trabalhadores também apontaram os efeitos da terceirização na manutenção das aeronaves.

“Consideramos que a política de segurança de voo da empresa está severamente prejudicada por políticas de redução de custos de manutenção, já em vigência em alguns casos e em vias de implementação em outros”, afirma a carta. Segundo os mecânicos, a empresa já foi advertida em outras ocasiões. “Nos isentamos de qualquer responsabilidade por problemas que vierem a ocorrer”, reforça o documento.

Em nota a TAM informou que as pontuações dos mecânicos não procedem e que a segurança é inegociável. “A TAM informa que a segurança é um valor inegociável do Grupo Latam e as otimizações de custos que a companhia vem realizando não colocam em risco a operação. Portanto, o Grupo Latam desmente veementemente qualquer informação que possa contrariar esta premissa”, diz a nota.

O documento postado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), repercutiu também nas redes sociais. Segundo a carta os mecânicos vêm recebendo orientações predizendo o tempo que cada trabalhador levará para reparar um avião. “Sem ter em conta os imponderáveis que sempre se apresentam e gerando pressões e propensão a falhas sobre o pessoal de manutenção”, ressalta o documento.


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