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Estado de Minas

Campanha explora beleza que existe em cada mulher


postado em 17/10/2015 06:00 / atualizado em 17/10/2015 07:53

Amanda Cordeiro, Terezinha Faria, Vanessa Lacerda e Alex Stoppa: parceria para inovar na divulgação das peças(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Amanda Cordeiro, Terezinha Faria, Vanessa Lacerda e Alex Stoppa: parceria para inovar na divulgação das peças (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em busca de um rompimento com o estabelecimento de um padrão de beleza, uma campanha entre um estúdio fotográfico e uma loja de lingerie tenta quebrar o paradigma estabelecido, dizendo a todas mulheres que não há regras para ser bonita. O projeto La Belle Femme, parceria entre a Sedução Lingerie e Estúdio Stoppa Fotografia, tem o objetivo de desmistificar qualquer perfil de beleza, pode ser idosa ou nova, magra ou gorda, tatuada, branca, negra ou amarela, alta ou baixa.

A campanha foi criada depois conversas entre as duas empresas. Segundo o proprietário do estúdio, Alex Stoppa, por trabalhar com fotografia de mulheres não-modelos, eles decidiram unir forças no projeto. Uma campanha foi lançada nas redes sociais convidando as mulheres interessadas a participar. Cinco delas foram selecionadas para sessões de foto com roupas íntimas da marca. “São biotipos e histórias bem diferentes. A ideia é retratar a beleza natural de cada mulher. Toda mulher tem a sua beleza”, afirma Stoppa.

Uma das selecionadas foi a estudante de comunicação social, de 28 anos, Kelly Janaína. Em depoimento para a campanha, ela conta que nunca tinha parado para pensar sobre a própria sensualidade e que tentava copiar um perfil que não a representava. Mas mudou a percepção. “De uns tempos pra cá estou me aceitando da forma que sou: cabelo crespo, negra, magra e claro com estrias e manchinhas, mas, mesmo com tudo isso, me acho linda. Fiquei muito tempo reprimida alisando cabelo, tentando ser branquinha, mas com tudo isso eu não era feliz, porque nunca estava bom”, diz a jovem em um dos perfis apresentados.

Assim como o projeto, a coleção atual de lingeries leva o nome de La Belle Femme (a bela mulher, traduzido do francês). A idealizadora do projeto, Ana Carolina Cordeiro, filha de Terezinha Faria, proprietária da loja, afirma que o projeto reforça a tradição da empresa de criar roupas íntimas personalizadas para as clientes. Segundo ela, a Sedução Lingerie trabalha há 23 anos com “modelos que favorecem as individualidades das mulheres”. E reforça: “A coleção é uma forma de legitimar que toda mulher é bonita, de estimular a mulher da maneira como ela é”. Hoje a campanha será lançada em um coquetel na loja, com as fotografias das mulheres e textos de apresentação de cada uma delas sobre a relação com a beleza.

Experiência
Apesar de encaixar-se em um formato de beleza repetido ao longo dos últimos anos nas passarelas de todo o mundo, Suellayne Bonani recorda que, por ter nascido em Oliveira, sofria críticas da família e de conhecidos por ser muito magra. “Falar do meu corpo era algo impossível quando criança e já adolescente. Como morava no interior de Minas, ser magra não remetia à beleza, ser magra remetia à falta de comida, qualquer doença, menos à beleza”, recorda. Hoje ela se diz feliz com os quase 50 quilos e apaixonada com o seu corpo, mas, na sessão de fotos e durante a redação do seu perfil, recordou de situações críticas, como as vezes que “colocava zilhões de calças e faixas na perda para engrossá-la”.


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