O empresário brasileiro David Neeleman, sócio-fundador da Azul, apresentou uma oferta no processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. O bilionário concorre com Germán Efromovich, proprietário da Avianca, e o empresário português Miguel Pais do Amaral. Os três lances foram dados hoje no último dia do processo. As informações foram confirmadas pela imprensa portuguesa.
A decisão sobre o vencedor deverá ser anunciada ainda neste mês. O processo, que se arrasta desde 2012, é para a aquisição de até 66% da companhia aérea, sendo 5% para os funcionários. “A privatização será um processo competitivo e concorrencial. Isso é bom. Foi o que pusemos como objetivo quando anunciamos a reabertura do processo”, disse o ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima, em entrevista ao jornal Expresso.
O interesse do sócio da Azul na aquisição da TAP está diretamente ligada à forte operação da empresa no Brasil. A empresa tem voos diretos para mais de 10 aeroportos no país para Lisboa. Isso pode aumentar a participação da companhia no país.
Além da Azul, Neeleman é fundador de outras três companhias aéreas: Morris Air e JetBlue, nos Estados Unidos, e WestJet, no Canadá.
