(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Portugal Telecom anuncia fusão com a brasileira Oi

Fusão deverá criar multinacional com sede no Brasil e prevê aumento de capital de pelo menos R$ 7 bilhões na operadora brasileira


postado em 02/10/2013 08:59 / atualizado em 02/10/2013 10:05

A Oi é líder da telefonia fixa no Brasil. Grupo registrou ano passado um volume de negócios de 10 bilhões de euros.O ebitda (lucro antes de impostos) foi de 3,18 bilhões de euros(foto: EM/D.A/Press)
A Oi é líder da telefonia fixa no Brasil. Grupo registrou ano passado um volume de negócios de 10 bilhões de euros.O ebitda (lucro antes de impostos) foi de 3,18 bilhões de euros (foto: EM/D.A/Press)
A Portugal Telecom (PT) e a brasileira Oi chegaram a um acordo de fusão, anunciou nesta quarta-feira a empresa portuguesa de telecomunicações, que já era a principal acionista da operadora brasileira. "Este acordo estabelece os princípios de um acordo de fusão entre PT e Oi, para formar um novo grupo de telecomunicações, chamado CorpCo", afirma um comunicado da empresa lusitana. A fusão, que deve acontecer no primeiro semestre de 2014 e ainda depende do aval dos acionistas e das entidades de regulamentação portuguesas e brasileiras, prevê um aumento de capital de pelo menos R$ 7 bilhões na operadora brasileira.

A notícia deu um forte estímulo à ação da Portugal Telecom, que operava em alta de 14,12% na Bolsa de Lisboa. A nova empresa, CorpCo, que terá sede no Brasil, permitirá melhorar as eficiências operacionais e financeiras, o que poderá gerar sinergias estimadas em aproximadamente 1,8 bilhão de euro, destaca o comunicado. "O processo de fusão é uma consequência natural da aliança industrial estabelecida em 2010 entre Portugal Telecom e Oi", completa a nota. A nova empresa, CorpCo, permitirá melhorar as eficiências operacionais e financeiras, o que poderá gerar sinergias estimadas em aproximadamente 1,8 bilhão de euros, destaca o comunicado.

De acordo com fato relevante divulgado pela Oi nesta quarta-feira, a operadora multinacional envolverá os acionistas da Oi, da Portugal Telecom e da Telemar, com operações abrangendo uma população de 260 milhões de pessoas e mais de 100 milhões de clientes.

A empresa brasileira também informou que haverá continuidade das marcas comerciais das operações da Oi e da Portugal Telecom nas suas respectivas regiões de atuação, observado o controle e gestão única e comum pela CorpCo e a consolidação da aliança, possibilitando maximizar sinergias, reduzir riscos operacionais, otimizar eficiência de investimentos e garantir melhores práticas.

Participações


O diretor geral da Corpco será o atual presidente da PT, Zeinal Bava. A empresa portuguesa adquiriu em 2010 uma participação de 22,28% do capital da Oi, por 3,54 bilhões de euros. Atualmente possui 23,6% do pacote acionário da empresa brasileira.

Depois de concluir a operação, os acionistas da Portugal Telecom possuirão 38,1% do novo grupo. Além disso, a CorpCo terá cotação nas Bolsas de Lisboa, São Paulo e Nova York. A fusão acontecerá com base em uma troca de ações. Cada ação ordinária da Oi poderá ser trocada por uma do novo grupo. Para as ações preferenciais, a paridade de intercâmbio será de 0,9211. Cada ação da Portugal Telecom dará direito ao equivalente a 2,2911 euros em ações do futuro conjunto após o aumento de capital. A fusão acontece de maneira simultânea à venda da participação da PT na operadora Vivo para a espanhola Telefónica, por 7,5 bilhões de euros.

Vivo e TIM Na semana passada, o grupo espanhol Telefónica, dona da Vivo no Brasil, anunciou que negocia o controle societário da italiana Telecom Italia, dona da TIM no país. A fusão entre as duas empresas ainda terá que ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão responsável pela garantia da livre concorrência. Segundo dados de julho da Anatel, a Vivo detém 28,6% do mercado e a TIM, 27,2%. A Claro tem 24,9% e a Oi, 18,6%. O restante, com menos de 1%, é dividido entre pequenas operadoras regionais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)