(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Anúncio de concordata da American Airlines pega turistas e agências de surpresa

Turistas de Belo Horizonte com passagens compradas pela empresa estão ansiosos por informação


postado em 29/11/2011 17:00 / atualizado em 29/11/2011 18:09

O anúncio de pedido de concordada feito nesta terça-feira nos Estados Unidos, pela empresa aérea American Airlines, pegou de surpresa não só o mercado financeiro, mas os consumidores e agências de turismo. Em Belo Horizonte, os agentes de vendas de pacotes de viagens já receberam inúmeras ligações de clientes ansiosos por informações. A maioria está com viagem marcada e quer ter certeza que o investimento está garantido.

Caso haja alguma mudança na rotina da empresa, a situação em Belo Horizonte pode ficar um pouco mais complicada, já que a maioria dos voos que partem de BH com destino aos Estados Unidos são realizados pela Americam Airlines, diferentemente de outras cidades brasileiras, como São Paulo e Rio, que contam com mais opções de empresas aéreas. De acordo com a gerente-geral da Primus Turismo e Viagens, Rosana Queiroz, 40% dos pacotes vendidos pela agência incluem passagens aéreas da empresa norte-americana. Inclusive, há pacotes fechados para junho do ano que vem, a maioria para a Disney, Nova York, Costa Oeste e Texas.

Apesar da instabilidade, as agências de turismo em geral se dizem tranquilas e otimistas em relação ao futuro da empresa aérea e acreditam que os voos serão cumpridos. A gerente-geral da Primus Turismo e Viagens acredita que a operação no Brasil não será prejudicada. “Estamos otimistas e acredito que tudo vai funcionar do mesmo jeito, já que a empresa informou que vai honrar os voos programados”, afirmou.

O gerente da LP Turismo, Hênio Avelar, também na capital, afirmou que ainda não tem ideia se o anúncio de concordada vai afetar as operações. “Ainda estamos no aguardo, também carentes de informação, mas por enquanto, todos os pacotes fechados que incluem voos da empresa serão cumpridos”, disse.

Resposta da empresa

Em comunicado, a American Airlines afirmou que o pedido de concordada não irá afetar as operações no Brasil. Na nota, a empresa informa que a concordata não terá impacto jurídico nas operações no Brasil e que a empresa continuará a prestar o serviço de transporte aéreo normalmente.

“A American Airlines está operando seus voos dentro da programação, honrando suas passagens e reservas como de costume e, também, executando reembolsos e trocas normalmente. O programa de fidelidade AAdvantage não será afetado”, diz o texto do comunicado.

A empresa informa ainda que continua fazendo parte da aliança Oneworld e mantém todas as parcerias de compartilhamento de voos, “possibilitando aos seus clientes ganhar e resgatar suas milhas em opções convenientes de voos no mundo todo”.

A American Airlines anunciou hoje que a empresa controladora, a AMR Corporation, e algumas subsidiárias sediadas nos Estados Unidos entraram com pedido de reorganização, conforme o Capítulo 11 da Lei de Falências norte-americana. A empresa diz no comunicado que espera continuar suas operações de negócios normalmente durante o processo.

As companhias aéreas controladas pela AMR - American Airlines, American Eagle e AmericanConnection - têm mais de 900 aviões que atuam em 260 aeroportos de mais de 50 países. São programados, em média, cerca de 3,4 mil voos diários.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)