(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RACISMO

Ex-BBB Danrley Ferreira relata abordagem racista de guardas no Rio

Ex-participante do BBB19 contou que esperava um amigo em frente ao Parque Lage quando foi questionado por guardas sobre o que fazia no local


17/08/2022 17:38 - atualizado 17/08/2022 18:00

Danrley é um homem preto de pele pouco retinta e cabelos escuros e cacheados. Ele posa para a foto encarando a câmera com uma blusa preta e uma mochila nas costas. Ao fundo, uma paisagem.
Ex-BBB Danrley Ferreira relata racismo em abordagem de guardas no RJ (foto: Reprodução/Instagram @danrleyoficial_)

O carioca Danrley Ferreira, ex-participante do BBB19 e influenciador digital, usou as redes sociais nesta terça-feira (17/8) para contar que foi abordado por guardas enquanto esperava um amigo em frente ao Parque Lage, no Rio de Janeiro. Eles queriam saber o que Danrley estava fazendo no local.

Em uma publicação no Instagram, Danrley Ferreira relatou que estava em uma bicicleta alugada da marca da qual é garoto propaganda, quando foi abordado e questionado sobre o que fazia no local e se o celular que ele tinha em mãos era dele.

"O racismo no Brasil na maior parte das vezes é silencioso. Não é alguém que chega e fala, 'seu preto', 'seu macaco'. Muitas vezes, por mais que você não se identifique como pessoa negra, (por mais que) você ache que somos todos iguais, a sociedade faz essa separação. Não tem para onde correr", iniciou o vídeo.

"O que me deixa p*** nem é ser abordado, mas saber que se fosse um moleque loiro e de olho azul, eles não cogitariam abordar essa pessoa, não perguntariam se esse celular, que é caro, era dele, e muito menos iam pedir para ver o que ele estava vendo no celular", disse.

Ele encerrou falando sobre o colorismo, a variação de tons da pele negra.

"Eu não sou uma pessoa retinta, mas isso nunca impediu que eu passasse por situações como essas. Ele viu meu celular, viu que eu estava trabalhando, escrevendo um texto sobre educação e periferia. O que me deixou p*** é que se eu não mostrasse o celular, ele poderia me levar detido. Por qual crime? Por não ser branco?”, questionou. 

Assista ao desabafo do ex-BBB:

 

Ouça e acompanhe as edições do podcast DiversEM




podcast DiversEM é uma produção quinzenal dedicada ao debate plural, aberto, com diferentes vozes e que convida o ouvinte para pensar além do convencional. Cada episódio é uma oportunidade para conhecer novos temas ou se aprofundar em assuntos relevantes, sempre com o olhar único e apurado de nossos convidados.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)