(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Vencedor do Comida di Buteco: 'A criatividade vem da gente e do Google'

Situado no bairro Camargos, na Região Oeste de BH, Us Motoca ficou no lugar mais alto do pódio pela primeira vez com petisco que une torresmo e tempero indiano


23/05/2023 16:56 - atualizado 23/05/2023 17:50
687

Us Motoca, vencedor do Comida di Buteco 2023
Os donos do boteco Us Motoca receberam o prêmio na noite de segunda-feira (22/05) (foto: Rafael Rocha / EM / D.A Press)
Além do capricho nas panelas, a dedicação ao teclado foi um grande diferencial na campanha vitoriosa feita pelo Us Motoca, o bar que venceu a edição do Comida di Buteco deste ano em BH.

A busca de receitas na internet foi ingrediente importante para o casal que comanda o bar. “Nossa criatividade vem da gente e do Google”, brincou Kelly Duarte, a dona do boteco campeão, ao lado do marido Jeison Souza Vaz. “Vamos pesquisando como fazer isso, como fazer aquilo, junta o temperinho da mamãe e vai dando tudo certo”, explicou Kelly. 

Situado no bairro Camargos, na Região Oeste de Belo Horizonte, o bar ficou no lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

Nas pesquisas culinárias para elaborar o petisco deste ano, a cozinha do bar foi usada, cruzou oceanos e foi até a Índia, já que o tira-gosto que participou do certame leva sabores daquele país. A costelinha suína marinada em molho chimichurri, assada e coberta com farofa de torresmo vem acompanhada de gratin de batata ao molho indiano masala cremoso e gratinado com parmesão. A curiosa combinação de sabores, que mistura torresmo com molho indiano, conquistou o paladar dos jurados.

“Somos familiarizados em assar costela, que sempre foi muito boa, então pensamos em criar uma guarnição muito boa. Daí criamos o gratin de batata com molho indiano massala e ficou espetacular. Nunca tínhamos feito nada indiano”, revelou Jeison.

petisco vencedor
Motoca Ribs: costelinha suína marinada em molho chimichurri coberta com farofa de torresmo e acompanhada de gratin de batata ao molho Marsala cremoso e gratinado com parmesão (foto: Rodney Costa/Divulgação)
O boteco conseguiu desbancar alguns que eram favoritos, como o Café Palhares, o campeão do ano passado que acabou ficando na quarta colocação. Também foi uma boa novidade a região onde o bar se encontra ter sido contemplada, já que o bairro Camargos não é exatamente um roteiro boêmio.

Histórico de superação


Jeison e Kelly estão à frente do bar há cinco anos. O estabelecimento já foi palco de outra reviravolta no passado. Em 2014 o bar foi incendiado após um assalto faltando apenas duas semanas para o início do festival. Os proprietários eram outros e conseguiram reverter o problema.

Ao passar dos anos, o estabelecimento vem fazendo uma trajetória de ascensão no certame. “Ficamos em 5º lugar em 2020 e em 4º no ano passado”, celebrou o proprietário atual. 

O casal estava incrédulo e bastante emocionado durante a revelação do prêmio, que foi entregue ontem pelo prefeito Fuad Noman, durante evento realizado no Centroequatro, na Praça da Estação. “É uma loucura. Buscamos muito, trabalhamos muito, mas pelos transtornos que tivemos nunca imaginamos que íamos chegar em primeiro”, disse Jeison.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)