(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GASTRONOMIA

Bacalhau: entenda qual o corte ideal para cada preparo nesta semana santa

Chef explica quais são as categorias do peixe e os preparos ideias para cada peça


13/04/2022 09:11 - atualizado 13/04/2022 10:07

bacalhau
(foto: Zuri Buffet)
A sexta-feira Santa está bem próxima e o tradicional almoço - que tem como prato principal o bacalhau - já permeia a mente dos apreciadores de uma boa gastronomia.

Com diferentes tipos de cortes, o peixe traz uma grande variedade de preparo. E para te ajudar na hora de escolher qual peça comprar, o Correio conversou com o chef Bruno Barboza do Zuri Buffet, no DF,  para explicar qual o melhor corte para cada tipo de preparo.

O chef ensina que o bacalhau pode ser feito de vários peixes diferentes, entre eles os mais comuns são o Gadus Morhua, Saithe e Gadus Macrocephalus. "Cada espécie é encontrada em um oceano diferente", detalha. Dentro dessa divisão de espécies, o peixe também é dividido em partes, como o lombo alto, postas - que são um pouco menores ou maiores dependendo da qualidade -, e as lascas ou desfiados.

Bruno ressalta que o Gadus Morhua é considerado o melhor porque consegue lombos mais altos e macios, ideais para serem feitos confitados (cozidos em baixas temperaturas, sem fritar) no azeite de oliva, assados na brasa ou até mesmo no forno.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)