Jacob Elordi e Cailee Spaeny em  'Priscilla'

Jacob Elordi e Cailee Spaeny em "Priscilla", filme de Sofia Coppola sobre a relação do cantor e sua mulher, que o conheceu quando tinha 14 anos

Reprodução

A diretora Sofia Coppola revisitou o mito Elvis Presley com "Priscilla", ontem (4/9), no Festival de Veneza, enquanto seu compatriota Woody Allen apresentou, fora da competição, seu 50º filme, "Coup de chance" ("Golpe de sorte" em tradução literal), rodado em francês.

Apenas um ano após o sucesso de "Elvis", filme do australiano Baz Luhrmann, Coppola volta a explorar a relação do Rei do Rock com sua esposa, a jovem Priscilla, que conheceu na Alemanha enquanto cumpria o serviço militar. Ela tinha apenas 14 anos, ele 24. O filme é baseado nas memórias de Priscilla.

Com um olhar sereno e lúcido, "Priscilla" aborda uma relação peculiar: a de uma menina ainda adolescente (interpretada pela cantora e atriz Cailee Spaeny), que não só consegue convencer os pais de que Elvis (Jacob Elordi) tem boas intenções, mas até mesmo a permitir que ela fosse morar com ele em sua mansão em Graceland, nos EUA.

Elvis Presley recebe Priscilla em sua casa e a matricula em um colégio de freiras em Memphis para terminar os estudos, sem consumar sua relação sexualmente durante anos, até que se casa com ela, então com 21 anos.

"Foi muito difícil para os meus pais entenderem por que Elvis estava tão interessado em mim", disse Priscilla Presley, emocionada, em uma entrevista coletiva no Lido.
 
Priscilla Presley e a diretora Sofia Coppola no Festival de Veneza

Priscilla Presley e a diretora Sofia Coppola no lançamento de 'Priscilla', que concorre ao Leão de Ouro em Veneza

Gabriel Bouys/AFP

'As pessoas pensavam: 'Era o sexo'. Mas não foi assim. Nunca tive relações com ele (até o casamento). Era muito doce, muito amoroso, mas ele também respeitou o fato de que eu tinha apenas 14 anos'

Priscilla Presley, sobre o ex-marido, Elvis Presley

 

Autodestruição, drogas e ternura

Assim como em "Elvis", o rei do rock é retratado como um homem ferido pela morte da mãe, com um lado autodestrutivo e dependente de drogas, algo que estava prestes a também tragar sua jovem esposa. O casal se divorciou em 1973.

Priscilla Presley, que teve uma filha com Elvis (Lisa), é produtora do filme, que concorre ao Leão de Ouro. "Não sei por que ele confiou tanto em mim, mas confiou", lembrou Priscilla, hoje com 78 anos, que já trabalhou como atriz e apresentadora.

"As pessoas pensavam: 'Era o sexo'. Mas não foi assim. Nunca tive relações com ele (até o casamento). Era muito doce, muito amoroso, mas ele também respeitou o fato de que eu tinha apenas 14 anos", disse à imprensa.

A obra mostra, no entanto, a enorme tensão emocional de uma jovem que teve de suportar, durante anos de espera, as infidelidades do astro do rock e intérprete de "Heartbreak Hotel".

É um filme que narra "a evolução de uma jovem que acaba por escapar para encontrar seu próprio lugar", explicou Sofia Coppola.

Vencedora do Oscar pelo roteiro de "Encontros e desencontros" (2003) e da Palma de Ouro em 2006 por "Maria Antonieta", Sofia Coppola é uma diretora que fez fama como independente, graças a festivais como o de Veneza, onde ganhou o Leão de Ouro por "Um lugar qualquer", em 2010.

Tanto ela quanto os atores de "Priscilla" se beneficiaram de uma exceção especial do poderoso sindicato americano SAG-AFTRA, que lidera a greve que paralisou Hollywood, para promover este filme no exterior.

 
Woody Allen no Festival de Veneza

Falando em se aposentar, Woody Allen lançou o filme 'Coup de chance' no Festival de Veneza

Gabriel Bouys/AFP

Woody Allen: cada vez mais 'europeu'

Aos 87 anos, Woody Allen tem uma fama ainda mais independente de Hollywood, mas enfrenta muitos problemas.

Abalada pela onda do #MeToo, a indústria cinematográfica americana rejeita se associar a um diretor de cinema acusado de abusos sexuais por sua filha adotiva, Dylan, ocorridos supostamente em 1992, quando ele ainda vivia com Mia Farrow.

Duas investigações absolveram Allen, mas o escândalo ainda assombra o diretor, que tem dois filhos adotivos com sua atual esposa, Soon-Yi Previn.

O diretor nova-iorquino foi convidado a apresentar em Veneza "Coup de chance", rodado na França, com Lou de Laâge, Niels Schneider e Melvil Poupaud nos papéis principais. O filme é um drama amoroso, a partir do casual reencontro de dois ex-colegas de sala no ensino médio.

Ignorado até mesmo pela cidade à qual dedicou tantas produções, Nova York, Woody Allen aos poucos direciona seus projetos à Europa.

No ano passado, ocorreu a estreia de "O festival do amor", ambientado no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha, depois de Allen escolher Londres para gravar "Ponto final: Match point", e Barcelona, para "Vicky Cristina Barcelona". Doze anos atrás, a capital francesa foi cenário de outro filme dele, "Meia-noite em Paris".
 
Niels Schneider e  Lou de Laâge em 'Coup de chance'

"Coup de chance", protagonizado por Niels Schneider e Lou de Laâge, foi rodado na França por Woody Allen

Reprodução

'Tenho boas ideias para Nova York. Se alguém sair das sombras e disser OK, estiver de acordo em me dar o dinheiro e não se intrometer, vamos em frente!'

Woody Allen, cineasta

 

Aposentadoria em breve

O autor de "Manhattan" e "Hannah e suas irmãs" vem afirmando que está
perto de encerrar sua longa carreira cinematográfica.
 
"Quando era jovem, os filmes que mais nos impressionavam eram os europeus, os franceses, os italianos, os suecos. Todos queríamos fazer filmes como os europeus", lembrou o diretor.

"Tenho boas ideias para Nova York. Se alguém sair das sombras e disser OK, estiver de acordo em me dar o dinheiro e não se intrometer, vamos em frente!", brincou Woody Allen.