Jovens fazendo curta

Gravação de curta-metragem feito por jovens de Minas Gerais

Divulgação
Na próxima semana, o filme “Morro do cemitério”, do mineiro Rodrigo Meireles, vai representar a cidade de Conselheiro Lafaiete e a Região do Alto Paraopeba no 17º Festival Taguá de Cinema, em Brasília. 

No último domingo (28/5), “Morro do cemitério” foi escolhido o melhor filme no 4º Festival de Curtas de Jundiaí.

Além de acumular prêmios e indicações, Meireles tem feito escola. Ele é um dos apoiadores do curta-metragem “Nada de novo debaixo do sol”, com a participação de um grupo de jovens cineastas e que traz um retrato da vida no campo.

Conterrâneo de Meireles, Pedro Rocha é o diretor da obra, que explora o pensamento existencialista e abre o debate para o conflito de gerações.


O curta contou com mais de 30 colaboradores em quatro dias de filmagens, em Esmeril, um distrito de Congonhas. O projeto teve a participação de artistas de Conselheiro Lafaiete, Belo Horizonte, São João del-Rei, Congonhas, Tiradentes, Entre Rios de Minas e Ouro Branco.

“A pluralidade é o grande trunfo do nosso curta, o olhar carinhoso de cada artista e profissional para com essa região tão farta de histórias a serem contadas”, afirmou o diretor.  

A estudante do sétimo período de cinema Ana Cândida Costa de Araújo atuou na direção de fotografia. “Foi uma oportunidade de ouro ver essa ideia sair do papel e tomar vida. Tem coisa que a gente só aprende na prática, e rodar um filme com essa equipe foi um privilégio.”